Aulas de Pós-Graduação em Educação em Direitos Humanos para educadores da rede municipal têm início

Temas vão de Gênero e Diversidade na Escola até Políticas de Promoção da Igualdade

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Com o Theatro Municipal lotado, a Prefeitura de São Paulo apresentou, na noite desta terça-feira (30), o programa de Pós-Graduação em temas de Educação em Direitos Humanos, voltado aos educadores da rede municipal de ensino. Desenvolvido em parceria pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), em articulação com o Ministério da Educação (MEC), os cursos integram a Universidade Aberta do Brasil, com aulas acontecendo em 15 CEUs da cidade.

“Vocês estão tendo a oportunidade de ter cursos de projeção internacional. Estamos falando da sexta maior metrópole do mundo atuando em parceria com duas universidades de renome”, definiu o prefeito Fernando Haddad, se referindo a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do ABC (UFABC). Haddad também enfatizou a importância da permanente qualificação dos professores do município. “Não podemos deixar que nossos professores parem de estudar.”

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Ao todo, são 2.450 vagas, já integralmente preenchidas. Deste total, 1.450 educadoras e educadores da rede municipal de educação iniciaram recentemente as atividades da primeira etapa, em parceria com a Unifesp. Os outros 1.000 educadores começam as aulas nos próximos dias, dessa vez em parceria com a UFABC.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, lembrou, em sua fala, as importantes atividades ocorridas nos últimos dias, como a inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, no domingo, o lançamento da Unidade Móvel de Cidadania LGBT, na segunda-feira, e então o programa de Pós Graduação em Direitos Humanos. “O ensino de direitos humanos e a qualificação dos professores é uma de nossas preocupações”, declarou.

Para o reitor da UFABC, Klaus Capelle, o perfil das universidades está mudando e não é mais possível pensar que somente o ensino presencial será suficiente para atender a demanda educacional do Brasil. Capelle elogiou as iniciativas do ensino à distância, como a que viabilizou os cursos de pós-graduação em direitos humanos para os educadores do município nos CEUs da cidade. “É um momento muito simbólico. Espero haver mais iniciativas como esta na área dos direitos humanos e no ensino à distância.”

Foto: Leon Rodrigues/Secom

Soraya Smaili, reitora da Unifesp, lembrou que a Universidade Federal de São Paulo foi a primeira a criar pólos à distância nos CEUs da cidade. “É uma grande honra executar um projeto de tamanha importância para a formação dos professores. A universidade é o reflexo da sociedade. E é pela sociedade que começamos as transformações que depois vão chegar à universidade”, enfatizou. 

Gabriel Chalita, secretário municipal de Educação, ponderou ser complexo educar nos dias atuais e disse ter convicção de que os cursos de pós-graduação agora lançados “irão se multiplicar”. “Os direitos humanos são fundamentais para que nós possamos aprender a trabalhar nas diferenças e respeitar as diferenças.”

Os cursos, oferecidos gratuitamente, abordarão temas como: Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social; Educação Infantil, Infâncias e Arte; Educação em Direitos Humanos; Gênero e Diversidade na Escola; Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola; Política de Promoção da Igualdade; e Política Lingüística para Educação Escolar Indígena.

Mais informações sobre os cursos de Pós-Graduação em Direitos Humanos podem ser acessadas no Portal Educação em Direitos Humanos.