Pequenos protagonizam Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

Primeiro dia foi marcado por shows de rap, balé e discussões sobre diversos temas relativos à população infantojuvenil no município

Mesa de abertura da 9ª Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente

Começou ontem, dia 19, a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento teve início às 9h30, no Anhembi, e contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, e da primeira-dama e coordenadora do São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad.

O primeiro dia de atividades foi dedicado à 8ª Conferência Lúdica Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente "Pedro Henrique Higuchi", voltada à participação do público com idade de 6 a 17 anos.

A primeira-dama Ana Estela Haddad participou da cerimônia de abertura do evento

“Eu quero cumprimentar todos os delegados que estão aqui. Vocês fazem a conferência mais bonita do mundo”, disse Ana Estela Haddad, na cerimônia de abertura do evento. “São Paulo é a primeira cidade em que a conferência municipal começa ouvindo vocês”, completou.

Numa conferência lúdica, as crianças e adolescentes participam de todo o processo de discussão e validação de políticas públicas específicas para esta faixa etária. Garantir o protagonismo e a participação infantojuvenil é uma diretriz definida pelo Plano Decenal dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Grupos de trabalho infantojuvenis marcam o primeiro dia de atividades da Conferência Municipal 

O primeiro dia de Conferência reuniu mais de 700 participantes, 400 deles eleitos delegados nos encontros regionais ocorridos em outubro e novembro de 2014. Separados em 18 grupos de trabalho, crianças e adolescentes discutiram temas variados, como segurança pública, meio ambiente, assistência e participação social.

Não à redução
Outro tema que se fez presente antes mesmo do início das discussões em grupo, foi o debate acerca da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Intervenções acaloradas marcaram os discursos de abertura de Suplicy e Ana Haddad. Quando as autoridades abordavam a questão da violência, os jovens subiam faixas e cartazes, e gritavam em uníssono "Não à redução! Não à redução!"

A manifestação emocionou os presentes: "Eu estou aqui arrepiada com vocês. Essa palavra de ordem mostra que vocês vieram para o que é a finalidade aqui, que é botar a boca no trombone. Falar das nossas dificuldades, dos avanços que tivemos nos municípios, mas também pensar em novas propostas", desabafou Patrícia, uma das orientadoras da Conferência.

Em seguida, Suplicy reafirmou sua posição no debate. "Fico feliz de encontrar aqui essa ressonância para o lema contra a redução da maioridade penal. É importante que a voz de vocês chegue aos deputados federais e senadores para eles ouvirem o clamor das crianças e dos jovens aqui presentes." Após rodada intensa de aplausos que invadiram a fala do secretário, Ana Estela se juntou ao coro: "Eu estou com vocês nessa causa. A criança e o adolescente têm que ser cuidado com muito carinho, com muita dedicação do poder público, das famílias e da sociedade. Não com punição."

Participação social
As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente visam fortalecer o papel dos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente, importante instrumento de diálogo e participação social na discussão e busca por soluções para os problemas relativos à população infantojuvenil.

Por meio da Conferência Municipal, cuja realização é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), é possível conhecer as principais demandas e entender melhor as estruturas, serviços e programas municipais destinados ao atendimento de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

A Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente segue até quinta-feira, dia 21. Consulte aqui o cronograma de atividades.