Novos integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) tomam posse

Cerimônia que aconteceu no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo, recebe o Conselho que atuará até 2017

Cerimônia de posse do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo

Tomaram posse, nesta terça-feira (31), os novos integrantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CMDCA), em evento no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura de São Paulo. As eleições ocorreram no dia 15 de março, com participação de mais de 10 mil eleitores que elegeram 16 representantes da sociedade civil para o Conselho – entre titulares e suplentes – para o biênio de 2015/2017.

O Conselho é composto por 32 membros, com igual número de representantes do poder público e da sociedade civil organizada. Estão envolvidas no órgão as secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Assistência e Desenvolvimento Social, Negócios Jurídicos, Finanças, Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Lazer e Recreação. Da sociedade civil, são contemplados representantes dos segmentos: atendimento social à criança e ao adolescente; defesa dos direitos da criança e do adolescente; defesa da melhoria de condições de vida da população; defesa de trabalhadores vinculados à questão; e estudos, pesquisas e formação com intervenção política na área.

O prefeito da cidade, Fernando Haddad, e o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Eduardo Suplicy, estiveram presentes na cerimônia de posse. Em discurso, Haddad sugeriu que o CMDCA, por meio do Fundo que administra (FUMCAD), seja abrangente em sua atuação. “O Conselho tem um enorme desafio por se envolver em todas as áreas de atuação da Prefeitura - da saúde à violência”, afirmou. O prefeito também insistiu na importância de sensibilizar os empresários para que façam doações ao FUMCAD – tanto para o Fundo de maneira geral, quanto para projetos específicos.

O prefeito Fernando Haddad durante a cerimônia de posse do CMDCA

Eduardo Suplicy reiterou o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania ao CMDCA na busca por garantias dos direitos da Criança do Adolescente; além de afirmar que busca a constante melhora nas condições de trabalho do Conselho. “É preciso fazer muito para que as crianças em todas as idades tenham seus direitos adquiridos”, disse Suplicy.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) da cidade de São Paulo foi criado para propor, deliberar e acompanhar as políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes no município. Sua criação atende às diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - que vão desde a apresentação dos princípios das políticas de atendimento a essa população até a criação de instrumentos de controle e participação social. O mandato dos novos membros do Conselho é de dois anos, admitida a reeleição por uma única vez.

Novos representantes do CMDCA. Foto: Fabio Arantes/SECOM

 

Veja a seguir os candidatos eleitos, por segmento:

Atendimento Social à Criança e ao Adolescente
Iracema Araújo, com 47% dos votos, e Valdir Gugiel, com 45%

Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
Sueli Camargo, com 47% dos votos, e Andréia Souza, com 46%

Defesa da Melhoria de Condições de Vida da População
Geraldo Heliópolis, com 47% dos votos, e Wil, também com 47%

Defesa de Trabalhadores Vinculados à Questão
Solange Sampaio, com 89% dos votos

Estudos, Pesquisas e Formação com Intervenção Política na Área
Carlos Junior, com 83% dos votos