Nota de repúdio à violência homofóbica na cidade de São Paulo

Primeiros dias de novembro registram um assassinato no parque Ibirapuera e espancamento de casal no metrô

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) recebe com pesar e indignação os últimos casos de homofobia registrados pela mídia em São Paulo. Neste mês de novembro, dois casos de violação de direitos humanos contra a população LGBT, um culminando em morte, repercutiram e chocaram quem defende uma sociedade livre de qualquer tipo de preconceito.

O primeiro trata da agressão cometida por 15 homens contra o casal Raphael Martins e Danilo Putinato dentro da linha azul do metrô de São Paulo no dia último dia 9. O casal conta que o motivo da agressão foi a troca de carinhos afetuosos entre eles durante a viagem no vagão do metrô. O segundo caso é o homicídio do jovem Marcos Vinicius Macedo Souza, de 19 anos, ocorrido na madrugada de domingo (16), na Avenida Pedro Álvares Cabral, próximo ao Portão 3 do Parque Ibirapuera.

Ambos os casos, cujos indícios apontam a motivação homofóbica, estão sendo investigados. A SMDHC manifesta publicamente suas condolências aos familiares e amigos de Marcos Vinicius e se solidariza aos namorados agredidos, Raphael Martins e Danilo Putinato.

A Coordenação de Políticas para LGBT da SMDHC, por meio do Centro de Combate à Homofobia, acompanhará as investigações e reafirma seu compromisso em discutir e promover alternativas em políticas públicas de enfrentamento à violência contra a população LGBT na cidade de São Paulo, além de colaborar com a mudança de postura e a promoção da cultura de paz em nossa sociedade.

Sabemos que espaços de convivência para a população LGBT são frequentemente alvos de ataques homofóbicos pelo simples fato de pessoas homossexuais e transexuais expressarem, seja pelo afeto, seja pelo comportamento ou pelas vestimentas, sua orientação sexual e/ou identidade de gênero. Por não admitir nenhuma forma de preconceito, a SMDHC se empenha na construção de uma cidade onde as pessoas possam expressar-se livremente.

Ações dessa natureza devem ser enfrentadas. Por isto – e com o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – a SMDHC está investindo na reestruturação do atual Centro de Combate à Homofobia. Além disso, irá inaugurar mais uma unidade até o fim de 2015, como parte da política de descentralização do enfrentamento à violência homofóbica em São Paulo. Também em 2015 será lançada uma campanha municipal de promoção do respeito à diversidade sexual e às identidades de gênero e de enfrentamento à homofobia.

A SMDHC reitera o compromisso em defesa dos diretos humanos da comunidade LGBT e da criminalização da homofobia para que práticas como estas sejam evitadas.

 

Assessoria de Imprensa - SMDHC
Luciano Velleda
(11) 3113-9650