Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes em São Paulo inaugura área de referência com rede de serviços e atendimento especializado

Orientação jurídica, apoio psicológico, curso de português, oficinas para qualificação profissional e atendimento em diversos idiomas serão alguns dos serviços prestados

Em funcionamento desde agosto de 2014, o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes da Prefeitura de São Paulo (CRAI-SP) inaugura nesta terça-feira, dia 11, sua área de Referência. O novo equipamento municipal, que abriga hoje cerca de 100 pessoas, de diferentes nacionalidades, passará a oferecer atendimento especializado com diversos serviços direcionados aos imigrantes.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ/MJ) e a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A cerimônia de inauguração será realizada no próprio Centro e contará com a presença do prefeito Fernando Haddad e dos secretários municipais Rogério Sottili (Direitos Humanos e Cidadania) e Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social).

No CRAI, os imigrantes receberão atendimento em diversos idiomas, agendamento para atendimento na Polícia Federal, intermediação para trabalho e informações sobre regularização migratória, documentação, cursos de qualificação e acesso aos serviços públicos municipais. Uma equipe multidisciplinar será responsável por oferecer suporte à população em trânsito ou residente na cidade, independente da nacionalidade, do status migratório ou do amparo legal para a sua estada em território nacional. Entre os serviços previstos estão orientação jurídica, realizada por profissionais especializados na questão migratória, e apoio psicológico com atenção especial aos solicitantes de refúgio e imigrantes em situações de maior vulnerabilidade.

Segundo Paulo Illes, coordenador de Política para Migrantes da SMDHC, o projeto visa “promover o acesso a direitos, bem como a inclusão social, cultural e econômica dos imigrantes, por meio do atendimento as suas demandas específicas e da oferta de cursos e oficinas que os auxiliem no período inicial de adaptação e dê a eles condições para a autonomia”. Além de informações, os imigrantes terão orientação sobre acesso a cursos de português e cursos profissionalizantes via Pronatec.

A área de acolhida do Centro foi aberta em agosto, após o fechamento do Abrigo Emergencial do Glicério, por onde passaram mais de 2.400 pessoas em quatro meses. Ao integrar o serviço de acolhimento às necessidades de orientação, apoio e capacitação, o Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes consolida a construção de uma política pública de atenção ao imigrante inédita no Município e prevista no Programa de Metas da atual gestão da Prefeitura de São Paulo.

O CRAI funcionará das 8h às 17h e está localizado na Rua Japurá, 234, no bairro da Bela Vista, região central e de fácil acesso.


Inauguração da área de Referência do CRAI-SP
Centro de Referência e Acolhida para Imigrantes
Rua Japurá, 234, Bela Vista
Dia 11/11, às 9h