Exibição de ‘Verdade 12.528’ e debate com a diretora Paula Sacchetta iniciam ciclo formativo sobre golpe de 1964

Educadores da rede municipal de educação participam de formação e recebem materiais de referência sobre a ditadura civil-militar

Aconteceu nesta quarta-feira (22), na sede da Secretaria Municipal de Educação, a primeira parte do seminário Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964 organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Na abertura, o chefe de gabinete da SMDHC, Giordano Magri, ressaltou a importância dos processos de conscientização social na promoção dos direitos humanos. “Reconstruir a nossa história de uma maneira mais democrática é um passo para desconstruirmos uma cultura de violência ainda muito presente na sociedade”, afirmou.

Educadores acompanham introdução do seminário

O encontro contou com a exibição do documentário ‘Verdade 12.528’, seguida de debate com a diretora Paula Sacchetta e com um dos personagens da produção: o tenente Francisco Jesus da Paz, militar preso em 1975 sob a acusação de comunismo. Durante a conversa, Paz ressaltou o papel dos professores no contexto da ditadura. “As grandes vítimas do golpe foram professores e jovens estudantes, torturados e assassinados no período”, salientou. “Por isso, a adesão dos professores às publicações selecionadas é uma manifestação de cidadania ativa, legítima e tem que ser exaltada”, completou.

Paula Sacchetta e tenente Francisco da Paz participam do debate

‘Verdade 12.528’ procura resgatar e reconstruir a memória deste período da história do País, ao documentar a criação e o funcionamento da Comissão Nacional da Verdade, instituída em maio de 2012. Manter viva a memória dos mortos e desaparecidos de ontem e de hoje é uma preocupação central de Sacchetta. “As pessoas precisam ter esta orientação de que a ditadura não é coisa do passado. Hoje eu vejo os mesmos crimes sendo cometidos e quero combatê-los”. Segundo ela, o filme “nasceu para colocar o assunto em pauta, principalmente entre os jovens”. Em sua apresentação a diretora elogiou as ações da Prefeitura de São Paulo, realizadas por meio da SMDHC, para a retirada dos nomes de ditadores e torturadores de logradouros, ruas e avenidas, afirmando que as medidas são “pioneiras no combate à cultura da violência e na promoção da democracia”.

O seminário Conhecer para não repetir: 50 anos do golpe de 1964 é voltado aos educadores da rede municipal e visa aprofundar os conteúdos de uma série de livros e documentários sobre o período militar selecionados pela Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da SMDHC. Os materiais serão distribuídos para as escolas que participarem da formação. O doc 'Verdade 12.528' faz parte da seleção. Conheça a lista completa.

Os encontros seguem até 29/10 e acontecem na sede da Secretaria Municipal de Educação e nos CEUs Água Azul e Lajeado. Clique aqui para conferir a programação completa.