Primeiro módulo do curso de formação “Respeitar É Preciso!” se encerra com 345 educadores formados

Curso é realizado pela Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, em parceria com o Instituto Vladimir Herzog

Encerraram-se em agosto as atividades do primeiro módulo do curso “Respeitar É Preciso! – a escola como espaço da educação em direitos humanos”. Organizado em três módulos, o curso prevê formação de professores e elaboração de material pedagógico temático. O Módulo 1 abordou a concepção e o histórico dos direitos humanos e sua relação com a educação em diferentes níveis. Participaram 345 profissionais da rede municipal de educação e membros da comunidade, que obterão certificado e pontos para evolução funcional. As atividades do Módulo 2 começam ainda este mês.

Realizado pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), em parceria com o Instituto Vladimir Herzog, o programa de formação tem como objetivo fortalecer a reflexão sobre a vivência dos direitos humanos nas escolas; sensibilizar a comunidade de educadores para adesão ao projeto; e inserir a educação em direitos humanos no Projeto Político-Pedagógico (PPP) dos quatro CEUs que abrigam os Centros de Educação em Direitos Humanos e suas respectivas unidades satélites.

Ao longo do ano estão sendo realizadas oficinas para a elaboração participativa de material pedagógico. A ideia é elaborar uma coleção de materiais e um guia de orientações que apoie a comunidade escolar no autodiagnóstico sobre a situação dos direitos humanos em sua unidade, além de auxiliá-la na formulação de um plano de trabalho para enfrentar as dificuldades mapeadas. O projeto contemplará temas como “respeito e humilhação”, “sujeitos de direitos”, “democracia na escola” e outros. Em 2015 será realizado um piloto do projeto, com a implementação do material em 20 escolas da rede municipal.

A elaboração e implementação de material pedagógico temático e a formação de professores atendem as determinações da Meta 63 do Plano de Metas da Gestão Haddad, que prevê a implementação da educação em direitos humanos na rede municipal de educação.