Ato público marca retomada das análises das ossadas encontradas no Cemitério de Perus

Solenidade será na próxima quinta-feira, dia 4, às 14h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

No dia 4 de setembro, data em que se completam 24 anos da abertura da Vala Clandestina do Cemitério Dom Bosco, em Perus, a retomada dos trabalhos de análise das 1049 ossadas exumadas daquele cemitério, em 1990, será oficialmente anunciada em uma solenidade na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A solenidade acontecerá a partir das 14h, no plenário Juscelino Kubitschek, e contará com a presença de autoridades públicas, representantes da sociedade civil e familiares de mortos e desaparecidos políticos.

A retomada das análises é fruto de anos de empenho de familiares de mortos e desaparecidos políticos que, ao longo deste tempo, cobram do Estado brasileiro esforços de reparação às vítimas das graves violações de Direitos Humanos ocorridas durante a ditadura civil-militar de 1964. Em resposta a essa demanda, a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva” uniram esforços para viabilizar a retomada da identificação dos restos mortais já exumados do Cemitério Dom Bosco.

Depositados no Ossário Geral do Cemitério Araçá desde 2002, os restos mortais encontrados na Vala Clandestina voltarão a ser analisados por especialistas em antropologia forense do Brasil e do exterior contratados pela SDH/PR, assim como por peritos legistas cedidos de diferentes órgãos públicos nacionais. Os pesquisadores iniciaram em julho deste ano uma sistemática e exaustiva compilação de informações para viabilizar a análises antropológicas.

Após as análises, o material genético coletado será encaminhado a laboratórios especializados para a elaboração de perfil genético das ossadas de Perus. Estima-se que as etapas de lavagem, secagem, catalogação, triagem e análise genética sejam conduzidas ao longo do próximo ano. No dia 22 de setembro, os especialistas que trabalharão no caso passarão por um curso de nivelamento de procedimentos, com a participação das equipes forenses nacionais e internacionais.

O ato terá transmissão online pelo link: http://www.al.sp.gov.br/noticias/tv-alesp/assista/ (selecionar Plenário Juscelino Kubitschek)


Ato Público sobre o Caso Perus: retomada do trabalho de análise dos restos mortais encontrados na Vala Clandestina
Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo - Plenário Juscelino Kubitschek
Avenida Pedro Álvares Cabral, 201, São Paulo
Dia 4/9, 14h