Livro ‘1º Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo: relatos de experiência’ é distribuído na rede municipal de ensino

Publicação reúne relatos das experiências educativas vividas pelos vencedores da 1ª edição do Prêmio, nas categorias “Professores” e “Unidades Escolares”

O livro ‘1º Prêmio Municipal Educação em Direitos Humanos da Cidade de São Paulo: relatos de experiência’ (2014), publicado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, contém relatos das experiências educativas vividas pelos vencedores do primeiro ano do Prêmio das categorias “Professores” e “Unidades Escolares”. Os prólogos da 1ª edição são assinados pelos secretários municipais Rogério Sottili (SMDHC) e César Callegari (SME). A publicação traz também comentários da socióloga e professora da Faculdade de Educação da USP, Maria Victoria Benevides.

O livro foi impresso no início de 2014 e teve seu lançamento ao longo da programação do 1º Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos. Entre abril e agosto de 2014, 2758 exemplares foram distribuídos às 13 Diretorias Regionais de Educação do Município, endereçados a todas as Unidades Educacionais da Rede Municipal. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania também disponibilizou uma versão online do livro.

Acesse aqui a versão digital da publicação na íntegra

‘Relatos de experiência’ registra práticas e saberes que vêm sendo desenvolvidos pela rede municipal de ensino na área de Educação em Direitos Humanos, sendo um excelente estímulo à leitura e à criação de novos projetos, para aqueles que se dedicam à difusão da cultura de direitos humanos na formação dos estudantes.


2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

Faltam poucos dias para o encerramento da inscrição de projetos educativos para o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos. Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), o Prêmio tem como objetivo identificar, reconhecer, divulgar e incentivar experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos na rede municipal de ensino (ver mais).

O que são projetos de educação em direitos humanos?
São todos os projetos promovidos por alunos, professores e escolas que envolvam ações capazes de ampliar a consciência sobre os direitos humanos como: aproximação da escola com a comunidade; redes de proteção social; valorização da diversidade; inclusão; enfrentamento ao preconceito; promoção de direitos; gestão democrática e atividades culturais.

Quem pode participar?
Podem participar alunos, professores e escolas nas seguintes categorias: educadores, unidades escolares, estudantes e grêmios estudantis.

Como será a premiação?
A premiação será no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, no Auditório Ibirapuera. A cerimônia contará com a presença de alunos e educadores, membros da comissão julgadora e autoridades da Prefeitura. Os ganhadores receberão, além de um certificado, um prêmio em dinheiro e uma coleção de livros sobre direitos humanos.

Como se inscrever?
As inscrições são gratuitas e serão feitas por meio de formulário disponível no site2premioedh.educapx.com, até 15 de setembro de 2014.