Cosmópolis: novo portal reúne notícias, estudos e bases de dados sobre o tema das migrações

Desenvolvido pela SMDHC em parceria com o Instituto de Relações Internacionais da USP, portal será lançado na quarta-feira, dia 13

O portal Cosmópolis foi criado para unificar, em uma base de dados comum e acessível, pesquisas, notícias, informes e bancos de dados de diferentes áreas sobre o tema das migrações internacionais. A ferramenta, que estará disponível no endereço usp.br/cosmopolis, integra o plano de ações do Projeto Cosmópolis, formulado para facilitar a implementação de uma política pública para migrantes na Cidade.

O projeto é fruto de uma parceria firmada, em dezembro de 2013, entre a Coordenação de Política para Migrantes da SMDHC e o Instituto de Relações Internacionais da USP. A médio prazo, espera-se reunir pesquisadores de todas as áreas do conhecimento e instituições que se dedicam à temática das migrações no município de São Paulo, a fim de construir uma visão do conjunto da produção acadêmica e estatística, hoje bastante fragmentada, e facilitar o acesso à informação aos pesquisadores, aos atores políticos e sociais e especialmente aos migrantes.

O portal conta ainda com o apoio da Fundação Friedrich Ebert, do Centro Universitário Maria Antônia (USP) e do Coletivo Educar para o Mundo (EpM).

O evento de lançamento é aberto ao público e contará com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e do coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC, Paulo Illes. A cerimônia acontece na quarta-feira, dia 13, a partir das 18h30, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade.

 

Lançamento do portal Cosmópolis
Biblioteca Municipal Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94, Consolação
Tel.: (11) 3256-5270 / 3241-4384
Dia 13/8, das 18h30 às 20h30
Entrada livre e gratuita