SMDHC realiza curso destinado à formação de líderes comunitários idosos

Iniciativa tem como objetivo formar lideranças, oferecendo aos participantes a oportunidade de multiplicar seus conhecimentos e atuar como líderes comunitários

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 16, na UNINOVE Campus Memorial, a abertura do curso Formação da Pessoa Idosa como Liderança dos Movimentos Sociais da Comunidade. O evento contou com um público aproximado de duzentas pessoas.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Idosos, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), o projeto tem como objetivo a capacitação de pessoas idosas para atuarem como lideranças dos movimentos sociais, ampliando seus conhecimentos como forma de contribuir para uma análise crítica da realidade, assim como fortalecer a sua participação nos espaços de construção de políticas para a população idosa.

A abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; da coordenadora-geral dos Direitos do Idoso da SDH/PR, Neusa Pivatto Muller; da coordenadora de Políticas para Idosos da SMDHC, Guiomar Silva Lopes; do presidente do Grande Conselho Municipal do Idoso (GCMI), Rubens Casado; e da diretora do campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Rosana Puccini.

O secretário Rogério Sottili ressaltou a importância do curso como política de inclusão e participação social da pessoa idosa. “Na SMDHC consideramos a participação social como método de gestão. Ela qualifica a política e garante sua aderência e efetividade. Este curso tem o objetivo de qualificar a atuação de lideranças sociais para fomentar e efetivar a participação social da pessoa idosa no Município.” O processo de formação é também uma ação que busca “superar algumas falhas históricas de políticas públicas para idosos, especialmente na área da educação”. Ao realizar uma formação voltada às lideranças idosas “(todos nós) ganhamos com as diversas experiências de vida e acúmulo político e social trazidos por estas pessoas”, completou.

A coordenadora-geral dos Direitos do Idoso da SDH/PR, Neusa Pivatto Muller, ministrou uma palestra na qual relatou o panorama nacional de construção de políticas públicas para a população idosa. Muller pontuou a importância do convênio estabelecido entre a SMDHC e a SDH-PR na realização do curso de formação de líderes comunitários idosos como “primeira experiência deste tipo em nível nacional”.

O curso Formação da Pessoa Idosa como Liderança dos Movimentos Sociais da Comunidade tem caráter interdisciplinar e carga horária de 80h, dividida em dois módulos. O módulo 1 engloba as disciplinas da área de Ciências Humanas e o módulo 2 debate temáticas relacionadas às áreas da Saúde e da Biologia do Envelhecimento. Os encontros acontecem em quatro pólos, de forma a contemplar as quatro macro-regiões da Cidade. Foram escolhidos locais com acessibilidade e facilidade de transporte. Cada um dos cursos terá duração de 10 semanas e os alunos que cumprirem 75% de presença receberão o certificado.