Estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

Iniciativa da SMDHC e da SME, a premiação seleciona projetos bem-sucedidos em educação em direitos humanos realizados na rede municipal de ensino

(Atualizado em 6/8/14)

Vão até o dia 15 de setembro as inscrições para o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e pela Secretaria Municipal de Educação (SME), com o objetivo de identificar, reconhecer, divulgar e incentivar experiências educacionais que promovam a cultura dos direitos humanos na rede municipal de ensino.

Os interessados devem se inscrever no site 2premioedh.educapx.com. Podem participar alunos, professores e escolas que tenham projetos que envolvam ações capazes de ampliar a consciência sobre os direitos humanos, como aproximação da escola com a comunidade; redes de proteção social; valorização da diversidade; inclusão; enfrentamento ao preconceito; promoção de direitos; gestão democrática e atividades culturais.

Nesta edição, o Prêmio tem algumas novidades. Uma delas é a criação da categoria Grêmios Estudantis, que abrangerá experiências de construção e consolidação dos grêmios escolares, bem como de suas atividades, considerando projetos de participação política, aprimoramento do convívio escolar, projetos comunitários, culturais e artísticos. As outras categorias são Educadores, Unidades Escolares e Estudantes. A 2ª edição do Prêmio ainda busca fomentar a participação dos alunos.

A comissão julgadora será composta por Flávia Inês Schilling, José Sergio Fonseca Carvalho, Marco Antonio Barbosa, Margarida Genevois, Maria Victoria Benevides, Maurício Piragino, Moacir Gadotti e Paulo Vannuchi.

Prevista para o dia 10 de dezembro, a cerimônia de premiação marca a comemoração do Dia Internacional dos Direitos Humanos e contará com a presença de alunos e educadores, membros da comissão julgadora e autoridades da Prefeitura. Os ganhadores receberão, além de um certificado, um prêmio em dinheiro e um kit de livros sobre direitos humanos.

1ª edição 

 Os relatos das experiências premiadas na 1ª edição, no ano passado, viraram livro. Organizada pela SMDHC, a publicação está sendo distribuída em todas as unidades educacionais do município de São Paulo. Ainda este ano, o livro ganhará uma versão digital, que ficará disponível no portal da SMDHC.

Veja como foi a 1ª edição do Prêmio