Projeto PRONATEC PopRua é selecionado para participar do Congresso da Associação Internacional de Cidades Educadoras

Lançado para intensificar os esforços de inclusão socioeconômica das pessoas em situação de rua da Cidade, projeto é realizado pela SMDHC, em parceria com a SMADS

 A 13ª edição do Congresso da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) acontece entre os dias 13 e 16 de novembro, em Barcelona, com a temática 'Uma cidade educadora é uma cidade que inclui'. O evento contará com a apresentação do projeto PRONATEC PopRua com Perspectiva de Empregabilidade, realizado pela Coordenação de Políticas para a População em Situação de Rua da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

A AICE é um movimento que congrega cidades do mundo todo, reforçando laços com os governos locais, com o intuito de reunir municípios com projetos educativos e que promovam a participação social, a fim de compartilhar ideias educativas. O primeiro congresso foi realizado em 1990.

Criado pelo governo federal em 2011, o PRONATEC é o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica pelo País. O programa compõe as ações de diversas políticas públicas, dentro do Plano Brasil Sem Miséria, para inclusão social dos beneficiários do CadÚnico.

Na cidade de São Paulo, para intensificar os esforços de inclusão socioeconômica das pessoas que vivem em situações de maior vulnerabilidade, o governo municipal lançou o PRONATEC PopRua, em março de 2013.

Até dezembro de 2013, foram abertas 462 vagas e efetuadas 402 matrículas, distribuídas em 22 turmas, nos cursos de auxiliar de almoxarife, almoxarife de obras, aplicador de revestimento, auxiliar-administrativo, eletricista, mecânico de motores, padeiro, pedreiro e soldador.

Veja na íntegra a Carta de Princípios das Cidades Educadoras da Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE) e o projeto PRONATEC  PopRua.