Evento #ArenaNETmundial coloca em debate o futuro da internet no Brasil e no mundo

Encontro aconteceu no Centro Cultural São Paulo (CCSP), entre os dias 22 e 24, abordando também a interação da internet com temas ligados aos direitos humanos

(Atualizado em 24/4/14)

Discutir a governança da internet, amplificando, de forma horizontal, discussões fundamentais para se manter a internet livre, democrática e plural, no Brasil e no mundo, foi o objetivo da #ArenaNETmundial Participa BR, que aconteceu entre os dias 22 e 24, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Integraram a programação diálogos, shows, oficinas e exposição sobre a história da web.

Realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o evento foi gratuito e transmitido ao vivo, pela internet, no site www.participa.br/arena. Quem não esteve no CCSP pôde enviar perguntas e comentários pelas redes sociais.

Nesta quinta-feira, dia 24, o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, participou de uma roda de conversa sobre web e direitos humanos, junto a Leonardo Sakamoto, jornalista e coordenador da ONG Repórter Brasil; Nana Queiroz, jornalista e uma das organizadoras da campanha #EuNãoMereçoSerEstuprada #NinguémMerece; Jérémie Zimmermann, co-fundador do grupo La Quadrature Du Net; TC, da Rede Mocambos; Pablo Capilé, do coletivo Fora do Eixo; e o rapper Gog.

"A internet é uma ferramenta essencial para a criação de redes de direitos humanos, pelas quais a sociedade civil pode se fortalecer mutuamente, pode encontrar amplificação de suas denúncias, campanhas e mobilizações em busca do direito de todas e todos", afirmou Rogério Sottili. "Todos aqui sabem da importância e o avanço que significou a aprovação do Marco Civil da Internet nesta semana. Em uma internet neutra, na qual todos podem ter acesso uniforme ao conteúdo, sem discriminação, controle de tráfego, censura ou interferência imposta por barreiras de controle econômico, garantimos mais um passo pelo acesso à internet no País."

Outros dois debates trataram da interação da web com temas ligados aos direitos humanos: ‘Uma nova democracia na sociedade em rede’ e ‘Novas formas de participação social em rede’.

A #ArenaNETmundial Participa BR foi ligada ao NETmundial – Encontro Multissetorial Global Sobre o Futuro da Governança da Internet, realizado no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo, nos dias 23 e 24 (saiba mais).

Também participaram dos debates o músico e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e Tim Berners-Lee, físico e cientista da comunicação britânico que criou o ‘www’ (world web wide). Nos palcos, se apresentaram Tom Zé, Jorge Mautner, Emicida, entre outros artistas.

Confira a programação completa do #ArenaNETmundial Participa BR

 

#ArenaNETmundial Participa BR
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Dias 22, 23 e 24/4
Entrada gratuita
www.participa.br/arena