Centros de Educação em Direitos Humanos são lançados na Cidade, em ato com a presença da ministra Ideli Salvatti

Polos permanentes de trabalho em cidadania e educação sobre direitos humanos, os Centros estarão em quatro CEUs da Cidade e terão suas atividades integradas às das unidades escolares participantes e da comunidade do entorno

Foram lançados nesta quarta-feira, dia 9, os Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs), polos permanentes de trabalho em cidadania e educação sobre direitos humanos instalados na rede municipal de ensino. Abertos a toda a população, os Centros estarão em quatro CEUs, a partir do segundo semestre, abrangendo as quatro macrorregiões de São Paulo: CEU São Rafael (zona leste), CEU Jardim Paulistano (zona norte), CEU Pêra-marmelo (zona oeste) e CEU Casablanca (zona sul).

O ato de lançamento aconteceu no auditório do 7º andar do Edifício Matarazzo, no centro, e contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Ideli Salvatti; do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili; do secretário municipal de Educação, Cesar Callegari; do coordenador de Educação em Direitos Humanos da SMDHC, Eduardo Bittar; e da coordenadora de Projetos Especiais da SME, Marta de Bethânia Juliano.

"A educação em direitos humanos tem a capacidade de transformar consciências, de mobilizar para a cidadania ativa e criar espaços de diálogo e construção de valores republicanos. O que esse projeto se propõe a fazer é enfrentar o imaginário social e a cultura de violência da nossa cidade. E tornar possível a disputa simbólica de valores para fortalecer o ideário do respeito e o ideário da democracia, além da efetividade dos direitos de todos nós", disse o secretário Rogério Sottili. "Queremos que as quatro unidades do CEU representem o projeto-piloto para a rede municipal de ensino, a se disseminar por diversas outras unidades em um futuro breve."

Segundo o secretário Cesar Callegari, a iniciativa pretende fazer com que estudantes, jovens, adultos e profissionais da educação possam compreender, no dia a dia do seu trabalho, as questões relacionadas à defesa dos direitos humanos, "como estratégia fundamental e como finalidade para a construção daquilo que chamamos de cidade educadora".

A ministra Ideli Salvatti considerou "adequada e pertinente" a escolha dos CEUs. "Exatamente em áreas onde há uma fragilidade social, onde é necessário implementar não só educação, mas também atendimento e acompanhamento dos setores da população que sofrem de forma mais sistemática com a violência e a exclusão social." Ela também lembrou o marco dos 50 anos do golpe de Estado de 1964. "Quando nós estamos, ao longo das últimas semanas, no esforço de colocar a questão do significado da ditadura militar, lançamos os Centros. Educar em direitos humanos é combater a raiz desse mal."

Realizados pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), os CEDHs terão suas atividades integradas às das unidades escolares participantes e da comunidade do entorno, trabalhando o tema de direitos humanos nas diversas áreas de um CEU – cultura, esportes, educação, gestão e integração com os moradores do bairro.

Educadores, alunos e comunidade montarão juntos um calendário de atividades, reuniões e oficinas e desenvolverão o material pedagógico. As bibliotecas dos quatro CEUs ainda receberão um complemento bibliográfico sobre direitos humanos.

Seminário e prêmio

Implementar a educação em direitos humanos na rede municipal de ensino é uma das 13 metas sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania presentes no Programa de Metas da Prefeitura.

Nos dias 14, 15 e 16, a Coordenação de Educação em Direitos Humanos da SMDHC e a SME realizam o 1º Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos, voltado a gestores, educadores, estudantes e entidades. O encontro tem como objetivos consolidar o processo de disseminação das Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos, reunir profissionais de ensino que se interessam pelo tema e fortalecer a cultura da educação em direitos humanos nas escolas da rede pública do Município. Ainda neste ano, a SMDHC e a SME realizam o 2º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos, cujo edital já foi publicado.

Veja como foi o 1º Prêmio Municipal de Educação em Direitos Humanos

 

 

Ato de lançamento dos Centros de Educação em Direitos Humanos (CEDHs)
Edifício Matarazzo
Viaduto do Chá, 15, auditório do 7º andar
Dia 9/4, às 10h

 

Fotos: Comunicação/SMDHC