Abertura do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas apresenta projeto RUA! e inaugura espaço

Início dos oito dias de atividades, que ocuparão diversos pontos de São Paulo, teve a presença do secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e da cineasta Tata Amaral

Teve início neste sábado, dia 7, o 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas, realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que, até o dia 15, levará diversas atividades culturais a várias regiões da Cidade.

A abertura do evento ocorreu na Praça do Patriarca, centro, com a presença do secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili, e da cineasta Tata Amaral.

O secretário falou sobre o Festival e a importância da ocupação do espaço público pela cidadania, em que se baseiam todas as atividades. “É preciso ressignificar esses espaços, principalmente aqueles que foram construídos pela ótica da violência. A gente quer mudar essa cultura para que a gente consiga mais paz nas ruas."

Tata apresentou as intervenções audiovisuais RUA!, que integram a programação do Festival e ressaltam o seu principal eixo. Formadas por minidocumentários sobre os mais variados tipos de intervenção urbana em São Paulo, desde as ocupações verdes até a luta pela memória e a verdade, passando pelo teatro de rua e pelo grafite, oito projeções serão feitas nas ruas da Cidade, em muros e prédios, durante o Festival.

"Nós estamos inaugurando um novo momento na Cidade, que todo mundo vai usufruir. Foi um prazer conhecer essas iniciativas e ter essas experiências”, disse Tata.

A primeira exibição do RUA! ocorreu na abertura das atividades, neste sábado, seguida de uma roda de conversa com a cineasta. Veja abaixo as datas, os horários e locais das demais projeções.

Confira os teasers do projeto RUA!

Ainda na abertura, foi inaugurado o Espaço Cidadania nas Ruas, que reúne informações sobre todas as ações que acontecem até o dia 15.

O Festival

A SMDHC realiza o 1º Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas na semana em que a Organização das Nações Unidas (ONU) celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos, com o objetivo de promover um amplo debate sobre direitos humanos pelas ruas de São Paulo, ressaltando a importância da construção do sentimento de pertencimento à cidade e de uma convivência cidadã nos espaços públicos.

De 7 a 15 de dezembro, haverá debates, oficinas, shows, intervenções artísticas, teatro de rua, exibição de filmes, além de ações promovidas por organizações da sociedade civil.

 

Abertura oficial do Festival de Direitos Humanos – Cidadania nas Ruas
Praça do Patriarca, centro
Dia 7/12, às 15h

Intervenções audiovisuais RUA!
(As exibições dos dias 8/12 e 14/12 tiveram os endereços alterados em 7/12)
Dia 7/12 (sábado): Cemitério da Consolação, Rua da Consolação, 1660, às 20h
Dia 8/12 (domingo): Edifício Maria Eulália, R. Augusta, 1276, centro, às 20h
Dia 9/12 (segunda): Estacionamento Stalu Park, Rua Augusta, 921, centro, às 21h
Dia 10/12 (terça): Ó do Borogodó, R. Horácio Lane, 21, Pinheiros, às 20h30
Dia 11/12 (quarta): Cemitério do Araçá, Av. Dr. Arrnaldo, 666, Cerqueira César, às 20h
Dia 12/12 (quinta): Estúdio Lâmina, Avenida São João, 108, centro, às 20h
Dia 13/12 (sexta): Edifício Interlagos, esquina da R. Fernando de Albuquerque com a R. Augusta, centro, às 20h
Dia 14/12 (sábado): Rua Mário Costa, 13, Vila Maria Zélia, Belém, às 20h

Veja a programação completa do Festival de Direitos Humanos

 

Fotos: Otávio Almeida/Estúdio Luzia