Arquivos da extinta CMTC serão alvo de investigação da Comissão Nacional da Verdade

Objetivo é apurar se houve repressão contra trabalhadores e líderes sindicais por parte de ex-dirigentes da companhia durante monitoramentos feitos em órgãos públicos pela ditadura

O Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical que apoia as investigações da Comissão Nacional da Verdade (CNV) deve iniciar nas próximas semanas uma ampla pesquisa nos arquivos da antiga Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC), extinta em 1995.

O objetivo é apurar eventuais perseguições e repressão contra trabalhadores e líderes sindicais que teriam sido praticadas por ex-dirigentes da companhia, durante monitoramentos feitos em órgãos públicos pelos agentes da ditadura civil-militar. Denúncias veiculadas na grande imprensa, em 1993, relataram casos em que líderes sindicais e trabalhadores atuantes em comissões de garagem eram vigiados por um sistema de espionagem, supostamente montado na Secretaria de Transportes daquele período.

A abertura gradual desses arquivos faz parte de uma força-tarefa coordenada pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania, Transportes e Cultura, por meio do Arquivo Histórico Municipal. A ideia foi apresentada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

Na última quarta-feira, dia 2, representantes desse grupo de trabalho fizeram uma análise preliminar da estrutura do arquivo. Foi constatado que os documentos estão, minimamente, organizados e dispostos em milhares de prontuários. O setor está dividido em dois arquivos, que separam as informações funcionais de todos os trabalhadores que passaram pela companhia das informações técnicas, jurídicas e administrativas da extinta CMTC.

As pastas serão examinadas para se identificar eventuais perseguições sofridas por trabalhadores – muitos chegaram a perder seus empregos, foram presos e torturados, após sofrerem processos internos decorrentes de setores da CMTC, que teriam sido criados para produzir informações à polícia política dos tempos de chumbo.

A pesquisa poderá servir de subsídio às investigações do Grupo de Trabalho Ditadura e Repressão aos Trabalhadores. Essa apuração também será coordenada com a proposta da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de apresentar um projeto de lei que criará a Comissão Municipal da Verdade. O projeto está em fase de elaboração para ser encaminhado à Câmara Municipal, neste ano. Entre as atribuições da Comissão Municipal da Verdade, está a organização e abertura dos arquivos da Prefeitura de São Paulo que tenham relação com o período ditatorial. O foco será a apuração de denúncias sobre eventual colaboração de agentes públicos com o governo ditatorial.

 

Por Rodrigo Bruder