Crianças e adolescentes são tema de mais um #DialogoSPDH

Como parte da proposta da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de manter um espaço aberto ao diálogo e à construção coletiva de políticas, o #DialogoSPDH/Criança&Adolescente apresentou a nova Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Coordenação de Políticas para Crianças e Adolescentes realizaram nesta quarta-feira, dia 17, o primeiro #DialogoSPDH/Criança&Adolescente, uma roda de conversas com a população, que teve como objetivo apresentar essa nova Coordenação e debater os seus rumos.

O evento aconteceu no Centro Cultural São Paulo e foi aberto a todos, com entrada gratuita. Os diálogos focaram os direitos das crianças e adolescentes, com a participação de militantes e organizações que atuam no sistema de garantia de direitos. O portal da SMDHC transmitiu o evento em tempo real.

Rogério Sottili, secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, abriu o encontro destacando os quatro eixos da nova Coordenação, que atendem às prioridades da gestão do prefeito Fernando Haddad para crianças e adolescentes: enfrentamento à exploração sexual, fortalecimento dos Conselhos Tutelares (CTs), atenção à criança e ao adolescente em situação de rua e promoção dos direitos da primeira infância. Esta última área será coordenada pela primeira-dama, Ana Estela Haddad, que também participou do evento.

O secretário ainda destacou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que em 2013 completa 23 anos, e o objetivo da atual gestão municipal de efetivar o que já existe nas leis, de modo transparente e em diálogo constante com a sociedade civil. “Queremos fazer uma nova história. Queremos ouvir vocês e saber se as políticas públicas são, de fato, adequadas.”

Fábio Silvestre, coordenador de Políticas para Crianças e Adolescentes, apresentado por Rogério Sottili no evento, reafirmou o desafio de “fazer valer” o ECA e o “estilo de gestão” agora em vigor, que se traduz em construção coletiva. “Estamos aqui para ouvi-los, para que possamos construir a coordenação juntos.”

Ana Estela disse acreditar na eficiência de uma política que contemple a primeira infância de maneira intersetorial, focada na raiz dos problemas, que é a família, e da forma intersecretarial como vem sendo trabalhada. E, para sua implementação, pediu a participação de toda a sociedade.

#DialogoSPDH

Em linha com as diretrizes de participação social e construção colaborativa das políticas públicas da nova administração paulistana, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania iniciou um ciclo permanente de conversas com a população batizada de #DialogoSPDH. Já foram realizados encontros para a discussão de políticas para LGBT, juventude, migrantes e, agora, crianças e adolescentes.

Com este último encontro, a Secretaria não apenas deu seguimento aos debates, mas também reforçou a trajetória das conquistas na área de crianças e adolescentes, historicamente alcançadas por meio de construções coletivas.

“Somente com o debate aberto, amplo e transparente entre governo e sociedade civil poderemos avançar na efetivação de direitos e no enfrentamento de todas as formas de discriminação”, diz o secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Rogério Sottili.

Confira abaixo os outros eventos realizados e assista aos vídeos das conversas:

- #DialogoSPDH/LGBT 

- #DialogoSPDH/JUVENTUDE

- #DialogoSPDH/MIGRANTES

 

#DialogoSPDH/Criança&Adolescente
Centro Cultural São Paulo – Sala Adoniran Barbosa
Rua Vergueiro, 1.000
Dia 17 de julho, às 18h30
Transmissão ao vivo no portal da SMDHC