Internet será ferramenta da Prefeitura para aumentar transparência, diz secretário de Direitos Humanos

Rogério Sotilli participou de debate na Campus Party nesta sexta-feira

O secretário de Direitos Humanos da Prefeitura de São Paulo, Rogério Sotilli, participou nesta sexta-feira (1) de um debate sobre internet e direitos humanos realizado na Campus Party. Durante o encontro, o secretário defendeu o uso da rede como ferramenta para tornar mais transparente a relação entre governo e sociedade.

"Transparência vai ser um método de gestão do governo Haddad", disse Sotilli. "A internet dá controle social sobre o Estado, porque nós estamos sendo cobrados e monitorados a todo instante pela sociedade. Para o governo é fundamental ouvir a sociedade para ter suas políticas públicas mais adequadas à realidade social", disse.

A administração municipal já tem tomado medidas nesse sentido. No início desta semana, o prefeito Fernando Haddad determinou a Prodam que todos os processos envolvendo a aprovação de alvarás sejam divulgados no portal da Prefeitura.

"Nós precisamos democratizar a informação. A sociedade precisa conhecer tudo que se passa, todos os resultados, todas as políticas desenvolvidas, para que nós possamos corrigir rumos", defendeu o secretário. "Nosso governo terá uma relação diferente com a sociedade, e a internet é fundamental para isso", afirmou.

Cidadania plena

O secretário destacou ainda os esforços para conscientizar a população sobre a importância dos direitos humanos. "Muita gente ainda pensa que direitos humanos são direitos dos bandidos, quando na verdade são direitos para toda a população", disse. "Nós precisamos construir uma cidadania plena", afirmou.

Transmitido ao vivo pela internet, o debate na Campus Party reuniu ativistas de direitos humanos, militantes pela transparência na web e representantes da sociedade civil. Além de Sotilli, participaram Daniela Silva, da Transparência Hacker, Luana Behringer, da Casa dos Meninos, e o jornalista Leonardo Sakamoto, dentre outros.

Ao final do encontro, o secretário deu uma entrevista para o repórter mirim, Gabriel, de 9 anos, aluno do CEU Vila Rubi e integrante do projeto Imprensa Jovem, promovido pela Secretaria de Educação do município.