CCM Perus fomenta empreendedorismo com cursos de crochê e pintura em tecido

 

 

Duas vezes por semana o Centro de Cidadania da Mulher de Perus, na zona norte, oferece cursos de crochê e pintura em tecido com o objetivo de integrar a comunidade, promovendo a autonomia financeira e o empreendedorismo das frequentadoras do espaço.

Há também quem busque fazer das atividades apenas uma terapia, nas horas de folga, mas acaba se integrando ativamente ao espaço: é o caso da professora voluntária de crochê Maria Terezinha Marques, que começou como aluna há quatro anos no Centro de Cidadania da Mulher de Perus. “É muito gratificante você ver uma pessoa que não sabe pegar na agulha transformar fios em peças. No dia em que não temos curso, sentimos falta”, conta ela, que da terapia passou a fazer do crochê sua fonte de renda, integrando um grupo que realiza feiras de artesanato na região.

Já a artesã Penha Cristina tinha o objetivo de dar aulas de biscuit, mas os caminhos a levaram às aulas de pintura em tecido. “Meu interesse era dar aulas de biscuit, mas como o material ficaria caro para as alunas me ofereceram aulas de decoupage em madeira, colagem artística em objetos”.

Do curso de decoupage, pouco tempo depois começou a frequentar aulas de pintura em tecido, sendo convidada a dar aulas e não parou mais. “Aprender nunca é demais. O curso agregou bastante, pois aprendi os macetes da técnica e como dar um acabamento mais profissional”, diz. Penha se aperfeiçoou para além das aulas: participou de cursos de empreendedorismo e, a partir da experiência, ajudou a fundar o grupo Mulheres Criativas – composto por cinco integrantes que expõem seus trabalhos no calçadão de Perus e inspiram mulheres a darem passos na conquista da autonomia financeira.

O curso de pintura em tecido é realizado toda segunda-feira, das 13h30 às 16h, e o de crochê às quartas-feiras no mesmo horário, das 13h30 às 16h, no CCM Perus. A participação é gratuita.