Alunas do CCM Santo Amaro recebem certificado do curso de contação de histórias

 

 

No dia 28 de junho, doze alunas Centro de Cidadania da Mulher de Santo Amaro receberam o certificado do “Curso de Contação de Histórias”. Promovido pelo Grupo Hera Artemisul, esta foi uma das iniciativas oferecidas no equipamento para a promoção da autoestima e a capacitação de frequentadoras do espaço.

O curso foi realizado durante o mês de junho, em quatro aulas. Como em uma terapia de grupo, as alunas puderam compartilhar as próprias experiências, reviver suas histórias e aprender com as colegas.

Frequentadora do CCM há onze anos, a professora e assistente social Marinalva Lima afirma que a contação de histórias agrega em suas duas profissões. “Como professora, o contar histórias me permite o contato com as mulheres. A história me favorece na empatia e no trabalho social com os idosos”, diz. “História não é apenas algo necessariamente lúdico, mas também algo que ensina, diverte, emociona, faz lembrar, remete ao passado, revive sua própria história. Todas essas emoções e experiências que vivenciamos com o curso, nos aperfeiçoaram para promover tal arte”, afirma.

A colega e também professora Maria Vilane não havia frequentado um curso similar até então. Da experiência, além das amizades, quer se aperfeiçoar e ser contadora de histórias “Esse curso contribuiu para a descoberta de uma habilidade que eu desconhecia em mim, portanto pretendo tornar-me uma contadora de histórias”, afirma.

Na cerimônia de entrega dos certificados, as alunas realizaram um lanche coletivo e deram um grande passo ao reconhecerem a importância de suas próprias histórias.