Geração de renda para mulheres é pauta de reunião entre SMDHC e SMTE

 

 

Na tarde desta sexta-feira (22/06), a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, recebeu a visita da secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, para a discussão de parcerias e projetos entre a SMDHC e a SMTE. 

Durante a reunião foram discutidas as oficinas de geração de renda, programa que tem o objetivo de ensinar atividades profissionais para mulheres em situação de vulnerabilidade, promovendo a autonomia financeira e favorecendo a inclusão no mercado de trabalho. A atuação conjunta das duas secretarias deve resultar em várias oficinas, com aulas a serem oferecidas nos Centros de Referência da Mulher do município de São Paulo.


Autonomia financeira x violência doméstica

A dependência financeira do companheiro é um dos fatores que dificultam a libertação da violência doméstica. Nos Centros de Referência da Mulher, são oferecidas regularmente atividades de capacitação profissional que promovam a geração de renda. Com isso, abre-se um novo horizonte para essas vítimas – que, se tornando as únicas responsáveis pelo sustento dela e dos filhos, criam coragem para romper o ciclo de dependência e abuso.

Além disso, segundo os números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo IBGE, o número de lares brasileiros chefiados por mulheres mais que dobrou em 10 anos – saltando de 14,1 milhões, em 2001, para 28,9 milhões, em 2015. Os dados apontam para ascensão da mulher no mercado de trabalho e também para a importância da qualificação profissional.