Dia Internacional Contra a Exploração da Mulher

A cor rosa veio preencher o mês de Outubro com datas internacionais especialmente dedicadas às mulheres, além de ser destaque para a conscientização do câncer de mama. Algumas datas marcam os progressos realizados na promoção dos direitos de meninas e mulheres, com a necessidade de alargar as discussões sobre as desigualdades de gênero.

Além de reforçar o empoderamento feminino, as datas de outubro trazem à tona o combate à violência contra as mulheres, em especial na fase da infância e adolescência, as quais estão mais vulneráveis aos abusos. As datas dão voz a milhares de mulheres que lutam pela igualdade, liberdade e o fim da era de hostilidade.

Fechando o mês e suas datas dedicadas à mulher, foi instituído o dia de hoje para dar um grito de basta à exploração, prática entendida como forçar alguém a situações dolorosas para exercer a superioridade ou simplesmente por um desejo perverso. A exploração ocorre também de forma psicológica, por meio de agressões verbais, inibição da liberdade e ameaças. De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), 35% dos casos de assassinato a mulheres no mundo são cometidos por parceiros ou outras pessoas ligadas à vítima. Em muitos casos ocorridos no Brasil a Lei Maria da Penha contribuiu para proteger mulheres contra a violência de gênero - principalmente no que se refere à violência doméstica.

Que o respeito, proteção e defesa das mulheres possam ser percebidos durante todo o ano, não só no mês de outubro.
Além de um direito delas essa luta é também um dever de todos nós.