11 de outubro – Dia Internacional das Meninas

A cor rosa veio preencher o mês de outubro com datas internacionais especialmente dedicadas às mulheres, além de ser destaque para a conscientização do câncer de mama. Algumas datas marcam os progressos realizados na promoção dos direitos de meninas e mulheres, com a necessidade de alargar as discussões sobre as desigualdades de gênero.

Além de reforçar o empoderamento feminino, as datas de outubro trazem à tona o combate à violência contra as mulheres, em especial na fase da infância e adolescência, as quais estão mais vulneráveis aos abusos. As datas dão voz a milhares de mulheres que lutam pela igualdade, liberdade e o fim da era de hostilidade.

A Organização das Nações Unidas (ONU) dedica o dia 11 de outubro às pequenas grandes mulheres do mundo. Meninas que sobrevivem a múltiplas condições e estão sujeitas aos riscos da crueldade humana. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 500 mil mulheres são vítimas de estupro no Brasil todos os anos, das quais 70% são crianças e adolescentes e dessas, 51% são menores de 13 anos. A data foi sugerida pela organização não-governamental Plan International, que criou a campanha “Por Ser Menina” (Because I Am a Girl, em inglês) para conscientizar a população mundial dos direitos das meninas tais quais os das mulheres adultas.