Evento na Casa das Rosas marca início da campanha de prevenção ao câncer de mama

A solenidade realizada na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, em 1º de outubro, marcou o início das atividades da campanha Outubro Rosa. Até o final do mês, a Prefeitura de São Paulo - por meio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) - promoverá atividades e atendimentos de prevenção e conscientização do câncer de mama, doença que mais mata mulheres em todo o mundo. As iniciativas contarão com o apoio de outras secretarias parceiras e entidades privadas.

Durante o evento de abertura, o público pode acompanhar a apresentação do Coral Pérolas Rosas, da Secretaria Municipal de Barueri, composto por 35 mulheres que já conviveram ou ainda convivem com o câncer. Participaram da cerimônia o prefeito João Doria e a primeira-dama Bia Doria, bem como a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, e o secretário municipal de Saúde, Wilson Pollara, parceiros nas atividades do Outubro Rosa. Estiveram ainda presentes secretários municipais de outras pastas e também representantes das instituições que abraçam a campanha, todos com o intuito de expor os benefícios do tratamento e diagnóstico precoce às mulheres.

Como forma de incentivar e auxiliar as paulistanas, a Coordenação de Políticas para Mulheres programou para o mês de outubro diversas ações, incluindo a realização de 900 exames de mamografia por toda a cidade e a distribuição de cartilha com orientações de saúde. O objetivo é disseminar informações sobre a doença e incentivar a prevenção, por meio dos exames que podem contribuir com a saúde feminina e diminuir os índices de mortalidade.

A programação completa pode ser acessada aqui.

 

Fique Ligada!

Alguns cuidados podem diminuir as chances do câncer de mama, como por exemplo, manter uma rotina saudável e estar sempre em dia com os exames, principalmente mulheres que estão entre 50 e 69 anos.

Outra dica importante é realizar constantemente o autoexame da mama, auxiliando com o diagnóstico prematuro da doença. Para isso é preciso observar a mama em frente ao espelho e toca-lá enquanto estiver em pé e deitada. O procedimento deve ser repetido todos os meses perto do dia da menstruação.


Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa tenta combater o câncer de mama e conscientizar a sociedade sobre a doença. A campanha mundial nasceu em 1990 com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova York, mas somente em 1997 foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção.

No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002 em São Paulo, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”) foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro. O dia que marca o combate ao câncer de mama é 19 de outubro.