Eventos celebram 20 anos de lei de cotas para mulheres na política

 

 

Em comemoração aos 20 anos da lei que instituiu a reserva de 30% das candidaturas dos partidos ou coligações para mulheres, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres reuniu especialistas e políticas para discutir os avanços e desafios da participação política das mulheres.

No dia 27 de setembro, o evento “20 anos da Lei de Cotas para as Mulheres na Política – Avanços e Desafios” foi realizado na Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo com apoio da Coordenadoria de Políticas para Mulheres. A mesa contou com a presença da Profa. Dra. Luciana Ramos, da Promotora de justiça eleitoral Vera Lúcia Taberti e da vereadora Adriana Ramalho. A mediação foi feita pela Coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Gislaine Caresia.

No dia 29 de setembro, foi organizado pela Coordenadoria de Políticas para Mulheres o evento “Direito à participação política das mulheres” na biblioteca Cora Coralina, na qual foi exibido o filme “As Sufragistas” seguido de um debate com a deputada estadual Leci Brandão, a vereadora do município de São Paulo, Adriana Ramalho, a presidente do Instituto Mulheres Solidárias, Ana Karin Andrade, a presidente da Comissão da Mulher Advogada de São Miguel Paulista, Dra Débora de Paula, o Coordenador da Biblioteca Cora Coralina, Cléo Lima, a Coordenadora de Políticas para Mulheres, Gislaine Caresia, e a assistente técnica de políticas sobre drogas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Claudia Neves Viera.


A partir desses frutíferos debates, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres irá produzir cartilhas sobre a participação das mulheres na política, buscando informar e incentivar a participação feminina. Além disso, em Outubro de 2017, completam-se 30 anos da Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes, que buscou inserir as mulheres na Constituição de 1988. Em vista desse importante marco, a Coordenadoria de Políticas para Mulheres realizará um evento comemorativo nos 16 dias de ativismo.