SMDHC inicia ações do Outubro Rosa no próximo domingo

Abertura do mês ocorre na Casa das Rosas, na Avenida Paulista, às 14h

O Outubro Rosa simboliza o mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Pensando nas paulistanas, a Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania abre oficialmente neste domingo, 1º de outubro, o mês das atividades de conscientização e prevenção à doença.

O evento de abertura terá a participação do Coral Pérolas Rosa, composto por mulheres pacientes do câncer de mama, a participação de Vania Mano, que cantará “Mulheres do Brasil”, além do simbólico corte do laço. Todas as atividades serão realizadas na Casa das Rosas, que ao final contará com iluminação e dispersão de balões nas cores da campanha. No local também serão realizadas distribuição de brindes e ações sociais.

Durante todo o mês de outubro serão realizadas diversas atividades com o público feminino, como a realização de 900 exames de mamografia em toda a cidade e a distribuição de uma cartilha com orientações de saúde. O objetivo é disseminar informações sobre a doença e incentivar a procura pelos exames médicos, além dos autoexames e identificação precoce, que podem contribuir com a queda no número de casos.

Confira a programação aqui.


Outubro Rosa

A ação tem como propósito incentivar o combate ao câncer de mama e conscientizar a sociedade sobre a doença que mais mata mulheres em todo o mundo. A campanha mundial nasceu em 1990 com a realização da primeira Corrida pela Cura, em Nova Iorque. Apenas em 1997, porém, foram elaboradas iniciativas voltadas à prevenção.

No Brasil, a primeira ação pública foi realizada em 2002, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como “Obelisco do Ibirapuera”), em São Paulo, foi iluminado na cor rosa pela primeira vez, durante todo o mês de outubro.


Serviço

Cerimônia de Abertura: 1º de outubro
Local: Casa das Rosas, Avenida Paulista, nº 37
Horário: 14h