Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher

O Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher, celebrado em 6 de Setembro, tem por objetivo lembrar e conscientizar sobre a importância da igualdade da mulher na sociedade, tendo em vista o cenário de desigualdades que assolam as relações entre homens e mulheres, seja no ambiente familiar, no trabalho, ou nos mais diversos setores das sociedades.

A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes e graves dos direitos humanos no mundo – e, embora muito já tenha sido alcançado por ativistas dos direitos das mulheres, o progresso ainda é desigual.

Iniciativas como o Dia Internacional da Ação pela Igualdade da Mulher visam alertar para esse problema, criando ações que estimulem a discussão do tema pela sociedade. O uso continuado da igualdade de oportunidades é necessário para ajudar na quebra de barreiras e garantir que todas tenham uma chance justa de demonstrar talentos e habilidades, em todas as áreas. Atualmente, disparidades de gênero são constatadas em salários, tipos de empregos e setores de trabalho. Um estudo divulgado em 2015 no Journal of the American Medical Association mostra que profissionais de medicina do sexo masculino ganham 25% a mais do que as do sexo feminino. No Brasil, menos de 10% das candidatas a algum cargo público ocupam cargos eletivos, número considerado baixo se comparado com outros países.

É por isso que a Coordenadoria de Políticas para Mulheres e da Secretaria de Direitos e Cidadania do Município de São Paulo destaca o Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher. Datas que marcam a luta das mulheres por igualdade são importantes para colocar a causa em evidência, sensibilizando mais pessoas e possibilitando diariamente uma reflexão pública sobre avanços e desafios. É no cotidiano que a igualdade de gênero se afirma, assim como as barreiras se apresentam na relação entre meninas e meninos, mulheres e homens. A discussão dessas temáticas deve ser constante, para que mudanças inclusivas – e necessárias – aconteçam, efetivamente melhorando a sociedade.