Secretarias estabelecem parceria para coibir assédio sexual no transporte público municipal

 

 

As secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania e de Mobilidade e Transportes assinaram na quinta-feira – 8 de março, Dia Internacional da Mulher – um termo de compromisso para combater o assédio sexual no transporte público da cidade de São Paulo.

De acordo com o termo de compromisso assinado pelos titulares das duas pastas, Eloisa Arruda e Sérgio Avelleda, motoristas e cobradores de ônibus irão passar por treinamento e conscientização para saber como lidar com a questão do assédio. As vítimas ainda receberão orientação e cuidados psicológicos.

“Nós vamos elaborar uma cartilha para motoristas e cobradores sobre como devem proceder quando identificarem uma situação de assédio ou abuso dentro dos coletivos e oferecer às mulheres atendimento psicológico nos nossos Centros de Referência da Mulher (CRM), que estão espalhados por toda a cidade”, explicou a secretária municipal Eloisa Arruda.

Para o secretário municipal Sérgio Avelleda a parceria reforça as iniciativas para combater o assédio dentro da campanha “Juntos Podemos Parar o Abuso no Transporte Público”, lançada em agosto do ano passado. “Nós viemos até aqui com uma campanha forte para que as mulheres denunciem o assédio e agora vamos aprofundar o treinamento dos nossos motoristas e cobradores para saber acolher as vítimas, e, ao mesmo tempo, a secretária anuncia uma ação importantíssima para oferecer atendimento público e gratuito para as mulheres que eventualmente possam sofrer o assédio”.

Essa é a terceira iniciativa entre as secretarias para sensibilizar motoristas e cobradores em relação à melhor maneira de lidar com questões relacionadas ao atendimento da população. Já foram promovidos anteriormente treinamentos para que os profissionais pudessem atender a população LGBTI e também as pessoas idosas.