Câmara Municipal sedia seminário sobre a participação da mulher no mercado de trabalho

 

 

Seminário na Câmara Municipal de São Paulo promovido na quarta-feira, 7 de março, abordou o tema “Mulheres, Carreiras e Profissões – Avanços e Desafios. As palestrantes, mulheres de destaque e em postos de comando, como a secretaria municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Eloisa Arruda, e a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, citaram números e depoimentos pessoais sobre diferença salarial entre gêneros, participação na política e avanços da mulher na sociedade.

A secretaria municipal Eloisa Arruda falou de sua experiência como promotora e como ex-secretária estadual da Justiça e da Cidadania, entre 2011 e 2014, quando criou a Coordenação de Políticas para Mulheres, no âmbito estadual, em 2012. A secretária disse que toda a sua carreira esteve voltada para o trabalho com mulheres em situação de alta vulnerabilidade, como as mulheres do campo, as mulheres nas comunidades quilombolas, mulheres imigrantes e mães com filhos dependentes químicos, e como secretária municipal de Direitos Humanos e Cidades tem a oportunidade de trabalhar com mulheres como esse mesmo perfil.

A secretária falou sobre o avanço das mulheres em diversos campos profissionais c citou dados do Ministério do Trabalho e Emprego que indicam que a mulher constitui 38% dos médicos e 43% na administração pública e serviços.
Com o mesmo foco, a secretária municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Aline Cardoso, falou sobre a mulher nos setores de tecnologia, no empreendedorismo e situações de risco envolvendo as mulheres, como o abuso sexual e a violência doméstica. Segundo ela, a participação das mulheres no mercado de trabalho na Região Metropolitana de São Paulo avançou 10,4 pontos percentuais, entre 1985 e 2017, conforme indicam dados da Fundação Seade.

O seminário contou com a participação das pesquisadoras Lígia Sica (FGV) e Gabrieka Biazi (Cebrap), da diretora do Departamento de Políticas para Mulheres, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Gislaine Caresias, e do presidente da escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, Humberto Dantas, que organizou o evento, com a participação da SMDHC.