SMPM cria primeiro Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo

A apuração do primeiro Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres está sendo realizada na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres pela Comissão Eleitoral, com fiscalização das candidatas e representantes da sociedade civil. O resultado será divulgado em até cinco dias e a posse das mulheres e entidade eleitas está marcada para 13 de dezembro de 2016.

 A eleição ocorreu em 4 de dezembro de 2016, e mulheres de todas as regiões compareceram em uma das 16 Subprefeituras da cidade para votar em uma entidade feminista, uma entidade mista e uma mulher representante de sua região.

O Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres faz parte do Programa de Metas do Prefeito Fernando Haddad e foi decretado pelo Prefeito em dezembro de 2015”, afirmou a secretária da SMPM, Denise Motta Dau. “Durante todo o ano de 2016, a SMPM preparou a eleição do Conselho, com a participação dos Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres, também implementados pela SMPM. Vamos concluir a gestão com um Conselho inédito, deliberativo, consultivo e paritário entre a sociedade civil e o Poder Público.”

O Conselho será composto por 50 mulheres: 25 da sociedade civil eleitas por voto direto, sendo 15 entidades feministas e mistas e 10 mulheres das cinco regiões da cidade: 2 da norte; 3 da sul; 3 da leste; 1 da oeste; e 1 do centro, e 25 representantes das diferentes áreas da Prefeitura.

Ana Estela Haddad, coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa e primeira-dama, destacou a importância do Conselho para que as metas e ações do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, que será lançado pela SMPM em 13 de dezembro, sejam executadas. “O Conselho, por meio da representação das entidades e das mulheres eleitas, irá ajudar a fortalecer e garantir que a futura gestão efetive e cumpra as diretrizes que foram estabelecidas com a participação e desejo das mulheres paulistanas”, destacou Ana Estela Haddad.

A vice-prefeita Nádia Campeão votou na Subprefeitura da Sé e ressaltou: "A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, criada em janeiro de 2013 pela gestão do Prefeito Fernando Haddad, consolidou uma série de avanços nas políticas públicas para as mulheres e o Conselho terá agora o importante papel de acompanhar, fiscalizar e também propor novas políticas que façam com que a luta pelos direitos das mulheres continuem na cidade São Paulo".

Ao eleger o Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres, a SMPM valoriza a participação e o controle social das mulheres da sociedade civil e, com isso, consolida um instrumento de promoção de continuidade das políticas públicas construídas nesta gestão, importantíssimas para as munícipes de São Paulo.