Instalação da Pedra Fundamental da Casa da Mulher Paulistana da Zona Sul

No dia 23 de novembro de 2016, a SMPM iniciou as atividades dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com a comemoração do início da construção da Casa da Mulher Paulistana da Zona Sul. Denise Motta Dau, secretária da SMPM, Ana Estela Haddad, primeira-dama e coordenadora do Programa São Paulo Carinhosa, Eleonora Menicucci, ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de 2012 a 2015, participaram da solenidade de instalação da Pedra Fundamental da Casa.

 Também estiveram presentes o secretário Artur Henrique (SDTE), Ricardo Resende (representando a SIURB), Sandra Mariano (CONEM), Liège Rocha (UBM), Ana Lúcia Firmino, secretária Estadual da Mulher Trabalhadora da CUT/SP, entre outras.

A Casa da Mulher Paulistana da Zona Sul será construída na rua Dr. Bacelar, Vila Clementino; terá atendimento 24 horas, sete dias por semana; e irá acolher mulheres em situação de violência doméstica e familiar de gênero e suas/seus filhas/os com idade inferior a 18 anos.

A Casa da Mulher Paulistana da Zona Sul oferecerá alojamento  temporária às mulheres e seus/suas filhas por até 15 dias, podendo ser prorrogado por mais 15. Durante esse período, a mulher receberá atendimento psicológico e social e será encaminhada para orientação e atendimento jurídico.

Na Casa serão realizadas também atividades diárias a partir da perspectiva de gênero, como rodas de conversa, palestras e grupos reflexivos com as mulheres acolhidas. Para as crianças e adolescentes acolhidas/os com suas mães, haverá atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas diárias.

Durante o tempo de permanência da mulher na Casa, será mantido diálogo com o serviço que a encaminhou (CRMs, CDCMs, CCMs, e CREAS), para garantir o acompanhamento durante o período de acolhimento e receber informações sobre eventuais processos judiciais em andamento.