Monumentos iluminados de rosa alertam sobre a importância da prevenção do câncer de mama

Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua de Borba Gato estarão iluminados para alertar perigos da doença

da Secretaria Executiva de Comunicação 

Para conscientizar as mulheres a partir dos 40 anos de idade sobre a importância da prevenção pelo diagnóstico precoce do câncer de mama, cinco monumentos da cidade de São Paulo estão iluminados com a cor rosa até 31 de outubro. Os locais iluminados são Viaduto do Chá, Monumento às Bandeiras, Biblioteca Mário de Andrade, Ponte das Bandeiras e Estátua de Borba Gato, em adesão ao movimento “Outubro Rosa”.


Com origem nos Estados Unidos nos anos 1990, o “Outubro Rosa” tem esse nome em alusão à cor do laço distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, promovida em Nova York pela Fundação Susan G. Komen for the Cure - www.komen.org. Mais do que contribuir para a expansão do movimento, a iluminação de monumentos e prédios públicos enaltece a beleza e a elegância feminina, além de proporcionar uma agradável leitura visual e fortalecimento da causa a que se propõe.

Segundo estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Brasil deve ter 57.960 novos casos de câncer de mama em 2016. A recomendação é que as mulheres de 40 a 49 anos realizem o exame clínico das mamas anualmente. As que têm mais de 50 deverão realizar também mamografia a cada dois anos.

Diversos fatores estão relacionados ao câncer de mama, entre eles: obesidade, principalmente após a menopausa, sobrepeso, consumo de bebida alcoólica, primeira menstruação (menarca) antes dos 12 anos, não ter filhos, primeira gravidez após os 30 anos e histórico familiar de câncer de mama e ovário.