Década Internacional de Afrodescendentes

O curso Políticas de Promoção da Igualdade Racial, com nove encontros, de 5 de julho e 2 de agosto, dá início à programação da SMPIR da Década Internacional de Afrodescendentes. A secretária Denise Motta Dau, da SMPM, participou da mesa de abertura. Com cerca de 450 pessoas inscritas, o curso começou com aula magna da profa. dra. Matilde Ribeiro, diretora da UNILAB.

 Realizado pela Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR) em parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, o curos aborda temas como políticas públicas para a igualdade étnico-racial e de enfrentamento ao racismo em diversas áreas: Políticas Públicas, Legislação, Religião de Matrizes Africanas, Migração, Educação, entre outros.

"Ao analisarmos a temática da mulher negra, pesquisas realizadas nos últimos anos demonstram a gravidade da situação enfrentada: a mulher negra apresenta o menor nível de escolaridade, trabalha mais, porém com rendimento menor, em condições precárias e de informalidade; e as poucas que conseguem romper as barreiras do preconceito e da discriminação racial e ascender socialmente necessitam se empenhar mais e abdicar de outros aspectos de suas vidas, como lazer, relacionamento, maternidade", afirmou Denise Motta Dau, na mesa de abertura.

"A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo tem também, por isso, como missão promover ações que fortaleçam as políticas públicas de empoderamento das mulheres negras, de conquista de cidadania e de combate a violência e a discriminação", concluiu a secretária.

Informações sobre o curso: AQUI