Posse dos Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres da cidade de São Paulo

Em uma noite de muita emoção e celebração, animada com o grupo A Quatro Vozes, mulheres de todas as regiões da cidade de São Paulo lotaram o Theatro Municipal na cerimônia de titulação das 708 representantes dos cinco Fóruns Regionais de Políticas paras as Mulheres. "O palco do Theatro Municipal tem hoje mais uma cena célebre: a posse de mulheres da sociedade civil eleitas para participar da construção de políticas públicas da cidade", afirmou o Prefeito Fernando Haddad, na abertura do evento, que aconteceu na noite de 14 de março.

 Presentes no evento, Nádia Campeão (vice-prefeita), Ana Estela Haddad (primeira-dama da cidade de São Paulo), a secretária Denise Motta Dau (SMPM) e Ana Maria Martins (representante eleita do Fórum Regional de Políticas para as Mulheres da Zona Leste) ressaltaram a importância da democracia para garantir a criação e a consolidação de políticas públicas de gênero. “As vozes das mulheres só são ouvidas na democracia. Não podemos aceitar retrocesso. Vamos defender as políticas públicas conquistas e que vem mudando a vida das mulheres, entre elas, a criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres do município de São Paulo”, afirmou Denise Motta Dau.

Os Fóruns nas cinco regiões da cidade (norte, sul, leste, oeste e centro), com representantes das 32 subprefeituras do município, são um exemplo da democratização dos espaços de poder e decisão. Eles foram criados em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos do Governo Federal para fortalecer e qualificar o diálogo constante entre as mulheres representantes da sociedade civil e do poder público. Os Fóruns são parte do modelo de gestão participativa e inclusiva do Prefeito Fernando Haddad em São Paulo.

No total, são 122 mulheres representantes do poder público e 586 eleitas pela sociedade civil, em toda a sua representatividade - jovens, idosas, mulheres negras, imigrantes, mulheres com deficiência – que atuam nas mais diversas áreas e movimentos sociais que irão, de forma democrática e participativa, acompanhar, fiscalizar e debater as políticas públicas para as mulheres da cidade de São Paulo.

Os Fóruns Regionais de Políticas para as Mulheres tem cumprido um papel importante durante todo o processo de sua constituição. Por meio das plenárias de mobilização e eleição das representantes, a SMPM criou um canal de diálogo forte e permanente com as mulheres da cidade. O processo de consolidação de estruturas institucionais de controle social é fundamental para garantir a transparência, a qualidade das ações e as políticas desenvolvidas.

Os Fóruns pretendem ainda, além de fortalecer a participação democrática das mulheres na construção das políticas públicas da cidade de São Paulo, fomentar o interesse político das mulheres, empoderá-las e incentivá-las a se candidatar a todos os cargos políticos. Mais mulheres no poder significa conquistar mais políticas públicas com perspectiva de gênero.

E as conquistas não param aí. Outra grande vitória foi o lançamento, durante a cerimônia no Theatro Municipal, da eleição do Conselho Municipal de Políticas para as Mulheres de São Paulo. Composto por 50 mulheres, 25 da administração municipal e 25 representantes eleitas pela sociedade civil, será mais um importante espaço para que as demandas da sociedade civil se concretizem e tenham voz nesta gestão.

Confira aqui as fotos da Cerimônia: