SMDHC, Prefeitura Municipal e Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres discutem ações para implantação da Casa da Mulher Brasileira

 

A Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, se reuniu com o Secretário de Governo da Prefeitura de São Paulo, Julio Semeghini, e com a Secretária Especial de Políticas para as Mulheres do Governo Federal, Fátima Pelaes, na tarde de quinta-feira (13/07). O encontro teve como pauta a discussão dos planos relativos ao projeto Casa da Mulher Brasileira, do Governo Federal, na cidade de São Paulo.

Inovação no atendimento humanizado, a Casa da Mulher Brasileira integra num só espaço serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres – de acolhimento e triagem a alojamento, passando por apoio psicossocial, delegacia, Juizado, Ministério e Defensoria Públicos, promoção de autonomia econômica e cuidado das crianças. Na cidade de São Paulo, uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura deverá transmitir a gestão da instituição à Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Serão realizados outros encontros e visitas às obras da Casa, no bairro do Cambuci, para avaliação de quais providências ainda são necessárias e a formação de um comitê de implantação, a fim de que o atendimento possa ser iniciado. Acompanharam ainda a reunião a Coordenadora de Políticas para as Mulheres da Secretaria, Gislaine Caresia, a vereadora Rute Costa e a diretora da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), Leonice da Paz, além de outros assessores técnicos.