A Secretaria

A gestão do Prefeito Fernando Haddad atendeu a uma das principais demandas aprovadas nas últimas Conferências de Políticas para as Mulheres com a criação de uma secretaria específica para esta pasta. Criada em 01 de janeiro de 2013 e regulamentada em 27 de maio de 2013, o objetivo da Secretaria é formular, coordenar e executar políticas e diretrizes, além de atuar nos programas de governo para a promoção dos direitos das mulheres, eliminando as discriminações que as atingem, bem como à sua plena integração social, política e econômica.

Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres torna-se um organismo institucional para articular no governo municipal, uma agenda permanente de políticas públicas para a igualdade entre homens e mulheres, por meio do enfrentamento à violência e fortalecimento da autonomia econômica e política das mulheres.

Uma das principais estratégias desta Secretaria na superação das desigualdades de gênero é atender as mulheres como sujeito de suas próprias reivindicações. Para isso, se propõe a criar espaços que contribuam nos processos a serem implementados.

 

Objetivos e eixos estratégicos da

Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres

 

A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres tem como objetivos: formular, coordenar e executar políticas e diretrizes, além de atuar nos programas de governo para a promoção dos direitos das mulheres, eliminando as discriminações, bem como sua plena integração social, política e econômica.

Sua perspectiva estratégica é contribuir para a superação das desigualdades históricas e sociais, além de promover a justiça social e o empoderamento das mulheres.