Material didático: coleção Portas Abertas – Português para Imigrantes

A primeira edição do material didático do “Portas Abertas: Português para Imigrantes” foi uma realização conjunta entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Centro de Línguas da Universidade de São Paulo, mediante acordo de cooperação técnica, dentro dos esforços do projeto intersecretarial “Portas Abertas: Português para Imigrantes”, realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Educação e de Direitos Humanos e Cidadania.

Atualmente, o material encontra-se em sua 2ª edição, por meio de consultoria técnica de conteúdo didático da SME, apoio técnico gráfico da UNESCO, foi possível o aprimoramento e atualização do material do módulo básico, já existente, e expansão e elaboração do módulo intermediário e avançado. Ademais, por meio da SMDHC, o material encontra-se disponível fisicamente para os alunos matriculados no projeto nas unidades participantes.

O material didático é destinado ao ensino público e gratuito de português para imigrantes, trazendo como metodologia pioneira o ensino da língua portuguesa como ferramenta de acolhimento e garantia de direitos para a população imigrante.

O material busca dialogar com as dinâmicas da vida cotidiana do imigrante na cidade, para a partir disso discutir o acesso aos seus direitos e aos serviços públicos. Dentre os temas que o material discute, estão o direito ao trabalho decente, à saúde, à educação e à interculturalidade, ao lazer e ao esporte e dentre outros.

O conteúdo está disponível para docentes, imigrantes e o público em geral para fins pedagógicos e educacionais. Quaisquer reproduções deste material para fins lucrativos são proibidas.

Acesse os links e faça o download:

Portas Abertas - Português para Imigrantes - Caderno Básico
Portas Abertas - Português para Imigrantes - Caderno Intermediário
Portas Abertas - Português para Imigrantes - Caderno Avançado