Inscrições

Como fazer minha inscrição:

As inscrições no “Portas Abertas” são abertas semestralmente e podem ser realizadas pelo imigrante de qualquer nacionalidade, independente de sua condição migratória e documental e com qualquer documento de identificação. O interessado deve comparecer diretamente na escola mais próxima à sua residência, a qual tenha aderido ao programa. 

Documentos necessários: 

1. Documentos emitidos no país de origem como passaporte, carteira de identidade ou de qualquer outra espécie.

2. Ou outros documentos, como:

  • Protocolo de solicitação do reconhecimento da condição de refugiado / Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); Protocolo de emissão de CRNM
  • RNM (Registro Nacional de Migratório) ou antigo RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
  • CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
  • CPF (Cadastro de Pessoa Física);

3. Junto ao documento de identificação, deverá se apresentar um comprovante de residência ou, caso não o tenha, preencher uma declaração de residência no momento da inscrição. Esta declaração estará disponibilizada em todas as escolas e se encontra traduzida em espanhol, inglês e francês. Você pode acessá-lo aqui

4. No ato de Inscrição na escola escolhida, o(a) interessado(a) será inserida no sistema EOL (Código de Registro na Escola), que possibilita ao estudante o acesso ao auxílio transporte (pergunte na mesma Escola sobre como acessar a este benefício).

5. Não há nenhuma taxa de inscrição ou mensalidade, o curso é completamente gratuito.

Para saber quais escolas estão oferecendo o “Portas Abertas” acesse aqui