Dia Mundial do Refugiado

 

No Dia Mundial do Refugiado, São Paulo se junta a dezenas de cidades ao redor do mundo para um Pronunciamento Solidário, chamando mais cidades a acolherem e incluírem refugiados em suas comunidades.

O pronunciamento faz parte da Campanha #WithRefugees (#ComRefugiados), do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR). A campanha foi lançada em 2016, tendo como pano de fundo os níveis recorde de deslocamento humano por guerra - coincidindo com níveis crescentes de intolerância e xenofobia. A campanha busca canalizar o apoio público global para as famílias forçadas a fugir de suas casas e pede que todos os refugiados possam viver em segurança, ter acesso à educação e sustentar suas famílias.

Confira abaixo o pronunciamento na íntegra:

 

Cidades em todo o mundo estão #ComRefugiados

Para marcar o Dia Mundial do Refugiado (20 de junho), Prefeitos e Prefeitas de mais de 100 cidades do mundo assinaram a iniciativa Cities #WithRefugees (Cidades #ComRefugiados), uma declaração conjunta pedindo a mais autoridades locais e municípios a se juntarem a eles na acolhida e inclusão de refugiados em suas comunidades.

O anúncio segue a divulgação ontem (19 de junho) de novos números do ACNUR, a Agência de Refugiados da ONU, que mostram a continuação de uma tendência ascendente de cinco anos no número de pessoas deslocadas pelo conflito ou perseguição.

Em face aos níveis cada vez mais altos de deslocamento forçado - e ao lado de níveis crescentes de xenofobia em todo o mundo - cidades como São Paulo se uniram para mostrar solidariedade neste momento crucial para as pessoas forçadas a fugir.

“Na cidade de São Paulo, não há espaço para qualquer forma de desrespeito aos direitos humanos, seja em relação a homens e mulheres nascidos aqui ou vindos de outras localidades ou países. Acolher bem aqueles que chegam e, principalmente, oferecer auxílio e orientações para uma nova oportunidade de vida e trabalho, faz parte da Política Municipal para a População Imigrante”, enfatiza o prefeito Bruno Covas.

O Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, elogiou as comunidades e os indivíduos que são uma força positiva para a inclusão.

“A iniciativa Cities #WithRefugees (Cidades #ComRefugiados) envia uma importante mensagem de solidariedade aos refugiados, num momento em que o conflito e a perseguição afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Com a maioria dos refugiados vivendo atualmente em vilas e cidades, prefeitos e prefeitas e líderes comunitários desempenham um papel fundamental na mobilização de apoio, abrindo acesso a serviços e oportunidades, e ajudando os refugiados a se tornarem membros de novas comunidades. À medida que trabalhamos em direção a um novo Pacto Global sobre Refugiados, queremos garantir que, quando as pessoas e organizações locais se reúnem para recebe-los, elas também recebam o reconhecimento e o apoio que precisam.”

A declaração Cities #WithRefugees (Cidades #ComRefugiados) também destaca o papel cada vez mais importante que as cidades têm assumido no acolhimento de refugiados. Aproximadamente, dois em cada três se estabelecem em zonas urbanas, e seus residentes são frequentemente os primeiros a ajuda-los quando fogem do perigo ou, mais tarde, quando refugiados são reassentados em novos países.

No nível global, os Estados membros da ONU têm elaborado um Pacto Global sobre Refugiados para transformar o modo como a comunidade internacional responde às crises neste setor e criar um apoio mais previsível e equitativo para os países e comunidades que os hospedam. As cidades desempenharão um papel vital em implementá-lo.

A iniciativa Cities #WithRefugees (Cidades #ComRefugiados) faz parte da campanha #WithRefugees (#ComRefugiados), em curso no ACNUR, lançada em 2016 para apoiar o desenvolvimento do referido Pacto. Até o momento, a campanha tem quase 2 milhões de assinaturas para sua petição principal e se aproxima de 19 milhões de ações em apoio aos refugiados.

 

Sobre a campanha #WithRefugees (#ComRefugiados) do ACNUR

A campanha #WithRefugees (#ComRefugiados) do ACNUR foi lançada em 2016, tendo como pano de fundo níveis recorde de deslocamento humano por guerra - coincidindo com níveis crescentes de intolerância e xenofobia. A campanha busca canalizar o apoio público global para as famílias forçadas a fugir de suas casas e pede que todos os refugiados possam viver em segurança, ter acesso à educação e sustentar suas famílias.

Sobre o ACNUR

O ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, foi estabelecido em 14 de dezembro de 1950, pela Assembleia Geral da ONU. O ACNUR protege os direitos e o bem-estar dos refugiados e dos apátridas. Em mais de seis décadas, a agência ajudou dezenas de milhões de pessoas a reiniciar suas vidas. O ACNUR está na linha de frente das principais crises humanitárias do mundo, incluindo Síria, Iraque, República Centro-Africana, Afeganistão, Sudão do Sul, República Democrática do Congo, Myanmar-Bangladesh e inúmeras outras emergências.