Fórum Econômico Mundial destaca pioneirismo de São Paulo sobre migração

 

 No mês de outubro, o Fórum Econômico Mundial publicou o relatório “Migrants and its impacto on cities” (Migrantes e o impacto nas cidades), que contou com a cooperação da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC), por meio da Coordenação de Políticas para Migrantes.

A partir da premissa de que se espera que o número de migrantes (internos e internacionais) cresça nos próximos anos, o relatório teve como objetivo estudar o caso das 22 cidades mais influenciadas pelo fenômeno no mundo e fornecer uma visão aprofundada a respeito da imigração, explorando seus tipos, causas e conseqüências. Também se busca a identificação dos desafios e possíveis alternativas para que as cidades aprendam a lidar e trabalhar com essa questão.

O relatório destaca o pioneirismo de São Paulo na temática migratória e as políticas públicas para imigrantes. O documento menciona projetos importantes como o Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI) e o curso Portas Abertas, que oferece aulas gratuitas de português para imigrantes, ambos da SMDHC.

As 22 cidades estudadas foram: Montreal, Ottawa, Calgary, Nova Iorque e Boston (América do Norte), São Paulo e Medellín (América do Sul), Dubai, Amã, Ramallah (Oriente Médio e Norte da África), Cidade do Cabo e Dacar (África Subsaariana), Pune, Surat, Guangzhou e Davao (Ásia), Berlim, Atenas, Paris, Amsterdã e Rotterdã (Europa) e Auckland (Oceania).


Link para relatório completo: http://www3.weforum.org/docs/Migration_Impact_Cities_report_2017_HR.pdf