I Fórum sobre Imigrantes e Refugiados no Brasil propõe em São Paulo reflexões sobre o tema

 

Foi realizado nesta quarta-feira (20) o primeiro Fórum sobre Imigrantes e Refugiados no Brasil. Promovido pela Federação das Associações Muçumanas do Brasil (Fambras), o evento propôs dois grandes painéis de debates, intitulados “As políticas públicas e a nova lei de migração no Brasil” e “Responsabilidade da mídia como formadora de opinião, na mudança do cenário e destino dos imigrantes”, para discutir as políticas públicas no país, a importância das entidades sociais, o papel social da mídia e o impacto da crise dos refugiados, lutando contra o preconceito e a desinformação.

Realizado com o apoio do ICArabe, o Fórum contou ainda com a parceria da ONG IKMR – Eu Conheço Meus Direitos, Rede Globo, Acnur, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo. A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania – que por meio da Coordenadoria de Políticas para Migrantes é uma das responsáveis pelo acolhimento e cuidado com refugiados na cidade de São Paulo – esteve presente na mesa de abertura.

“As duas maiores dificuldades que essas pessoas apresentam ao chegar aqui são duas: aprender a língua portuguesa e conseguir trabalho. São essas dificuldades, dentre muitas outras, que tentamos solucionar, cumprindo nossas atribuições ao cuidar dos imigrantes. Nossa atitude precisa, sempre, ser de acolhimento – afinal de contas, São Paulo foi e continua sendo formada por pessoas que vieram de outras regiões e países para ficar aqui. Nada mais justo do que tratarmos bem a esses lutadores, que só querem viver em paz e nesse processo ainda contribuem para melhorar nosso país”, afirmou a secretária.