Curso gratuito de português para imigrantes

 

 

PORTAS ABERTAS: PORTUGUÊS PARA IMIGRANTES

 

Foi estendido até dia 28 de agosto o prazo para as inscrições do curso gratuito de português para imigrantes – data em que também começarão as aulas.

“O Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”, iniciativa compartilhada entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo oferecer o ensino da língua portuguesa na Rede Municipal de Ensino em regiões de alta vulnerabilidade social da cidade, onde há pouca oferta de cursos de português e com maior incidência da população imigrante de São Paulo.


Sobre o curso e as inscrições:

1) Todos os imigrantes poderão ter acesso ao curso. A falta de documentos, a situação migratória (imigrante, apátrida, refugiado, etc.) ou a nacionalidade não serão impeditivos para inscrição no curso.

2) Certificação: 90 horas de aula por módulo.

3) Módulos do ensino da língua oferecidos: Básico, Intermediário e Avançado.

4) Documentos que poderão ser apresentados no momento da inscrição:
- Protocolos de Solicitação de Refúgio;
- Protocolo de RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
- RNE (Registro Nacional de Estrangeiro);
- CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social);
- CPF (Cadastro de Pessoa Física);
- Documentos emitidos no país de origem como passaporte, carteira de identidade ou de qualquer outra espécie.

5) Pode ser apresentado qualquer comprovante de residência usualmente aceito nos equipamentos públicos. Mas, em caso de não haver um documento formal, será disponibilizado nas Escolas um instrumental de auto-declaração de residência (traduzida em ESP, ING e FRA).

6) As inscrições serão feitas diretamente e pessoalmente nas Escolas onde será oferecido o curso, conforme imagem abaixo.

7) As inscrições serão feitas através do preenchimento de uma ficha de inscrição disponibilizada nas Escolas (traduzida em ESP, ING e FRA).

8) Para saber mais detalhes sobre os horário e dias dos cursos, é preciso se dirigir até as Escolas. Os cursos serão oferecidos preferencialmente no período noturno ou conforme a demanda recebida pela escola.

9) Será realizada uma avaliação diagnóstica no início das aulas para definição do nível de domínio da língua portuguesa do aluno.

10) Início das aulas será a partir do dia 28 de agosto de 2017.


A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, por meio de sua Coordenação de Políticas para Migrantes, continua trabalhando pela garantia de direitos, pela promoção do trabalho decente e pela regularização migratória da população imigrante da cidade de São Paulo.