Prefeitura de São Paulo dá curso de português para imigrantes e refugiados

Iniciativa formará quase 200 alunos neste primeiro semestre

Começaram nesta semana as aulas de português para 199 imigrantes e refugiados residentes na cidade de São Paulo. Divididos em sete turmas, as aulas acontecem de terça à sexta-feira, das 19h às 22h, em quatro diferentes escolas de ensino fundamental da rede municipal de educação, com previsão de término em junho. Nesta etapa, a oferta é de cursos de nível básico.

As aulas de português para imigrantes são resultado da parceria entre a Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e de Educação (SME), com o Ministério da Justiça, o Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e o Instituto Federal do Sul de Minas, por meio do Pronatec - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

O domínio da língua é fundamental para que o imigrante tenha condições de se integrar plenamente em nossa sociedade e se insira no mercado de trabalho. Conhecer a língua local facilita também o acesso aos serviços e ao estudo. Por isso, o mapeamento e a oferta de cursos de português para imigrantes é uma das metas prioritárias da Coordenação de Políticas para Migrantes da SMDHC.

As sete turmas estão divididas da seguinte maneira:

EMEF Celso Leite Ribeiro Filho, Bela Vista – 2 turmas
EMEF Duque de Caxias, Sé – 3 turmas
EMEF Jackson de Figueiredo, Tatuapé – 1 turma
EMEF Infante Dom Henrique, Pari – 1 turma