Prefeitura de São Paulo regulariza a feira de bolivianos da Rua Coimbra

Local terá um novo projeto arquitetônico com potencial para se transformar em ponto turístico da cidade

A Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) e o sub-prefeito da Mooca, Evandro Reis, assinaram hoje (18) a Portaria que estabelece a regularização da feira da rua Coimbra, no Brás. Criada em 2003, nestes 11 anos a feira cresceu e se tornou uma espécie de centro comercial boliviano em São Paulo, onde é possível comprar alimentos e uma série de produtos típicos da Bolívia em apenas um quarteirão. Na rua há também um posto avançado do Consulado da Bolívia, agências de remessas de dinheiro para o exterior e compra de passagens aéreas, cabines telefônicas para fazer ligações para a Bolívia, entre outros serviços.

“Hoje é um dia histórico. Os imigrantes são parte importante da cultura e do desenvolvimento da nossa cidade e sempre foram vistos com desconfiança, a menos que alcançassem as esferas mais altas da sociedade. Quero ver a feira da rua Coimbra ser reconhecida daqui a alguns anos como um local de turismo, como hoje é o bairro da Liberdade”, disse Rogério Sottili, secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Sottili lembrou que a regularização da feira é uma demanda antiga da comunidade boliviana que vive em São Paulo e é obrigação da Prefeitura criar políticas públicas para que a população e os imigrantes possam desenvolver sua economia e cultura.

A falta de regularização tem prejudicado a feira, que sofre com deficiência de sinalização, organização e definição de horários de funcionamento. A partir de agora, haverá a redução do número de feirantes, hoje com mais de 500 para cerca de 150, assim como o estabelecimento de horário fixo, aos sábados, das 15h às 21h, e garantia de venda somente de produtos culturais e alimentos típicos do país, e uma estrutura com maior segurança para comerciantes e moradores da região.

Durante o ato de regularização, os arquitetos André Villas-Boas e Rebeca Grinspun apresentaram a proposta inicial da futura feira, que inclui remoção da fiação, pintura dos imóveis, uniformização das calçadas, padronização das barracas, sinalização bilíngue, arborização e construção de um pórtico. “A regularização da feira da rua Coimbra é uma conquista da perseverança da comunidade boliviana e um primeiro passo para fazer da rua um ponto oficial destes imigrantes em São Paulo”, afirmou Paulo Illes, coordenador de Políticas para Migrantes da SMDHC.

Embora empossado há pouco tempo como sub-prefeito da Mooca, Evandro Reis teve atuação importante na concretização dessa antiga demanda. “A comunidade boliviana na Mooca é muito expressiva e por isto merece todo o carinho e atenção”, disse.

 

Assessoria de imprensa - SMDHC
Luciano Velleda
lucianovelleda@prefeitura.sp.gov.br
Tel.: (11) 3113-9650 | 97206-7749