Atendimento

Serviços oferecidos pelo CRAI Oriana Jara

Endereço: Rua Major Diogo, 834, Bela Vista

Funcionamento: 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Telefones: +55 (11) 2361-3780/+55 (11) 2361-5069

E-mail: crai@sefras.org.br /crai@prefeitura.sp.gov.br.

Assuntos e/ou agendamentos sobre regularização migratória: gestao.crai@sefras.org.br

Serviço Social: servicosocial.crai@sefras.org.br

Atendimento Jurídico: juridico.crai@sefras.org.br  

 

Seviços

Documentação: Orientação sobre regularização migratória, documentação brasileira, abertura de conta bancária e tradução simples de documentos feita por imigrantes, para imigrantes.

Articulação Institucional e Formação: Acompanhamento de redes, organizações e grupos, em São Paulo; realização de parcerias, projetos e atividades socioeducativas sobre temas das migrações.

Formação de Profissionais e Servidores Públicos: Realização de formações para servidores e profissionais da rede de serviços públicos que trabalham no atendimento de imigrantes, com o intuito de informá-los sobre os temas relativos à imigração, sensibilizá-los sobre as particularidades culturais da população imigrante e a importância do respeito às diferenças. Promove também capacitações “in loco” nas diversas regiões de São Paulo, quando necessário.

Serviço Social: Atendimento social com encaminhamentos para serviços públicos, como saúde, educação e assistência social. Orientação sobre vagas de acolhimento, acesso aos direitos, políticas e benefícios sociais.

Orientação Jurídica: Orientação jurídica gratuita, coleta e encaminhamento de denúncias de violações de direitos, com apoio das Defensorias Públicas.

Atendimento Psicológico: Acolhimento psicológico gratuito, orientação sobre direitos e articulação com equipamentos da rede pública de atendimento. Parceria com o grupo de pesquisa e extensão Veredas, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP).

CRAI Móvel: Atendimento itinerante em diversas regiões de São Paulo, junto às comunidades e organizações de imigrantes, com oferta de orientação sobre regularização migratória, documentação e acesso a serviços.

Confira aqui a agenda semanal do CRAI Móvel.

Caso queira solicitar o atendimento do CRAI Móvel em sua região, bairro ou no serviço público municipal onde trabalha, preencha aqui o formulário de solicitação e a equipe do CRAI entrará em contato contigo.

Parcerias

Defensoria Pública da União (DPU): a DPU apoia o serviço de Orientação Jurídica do CRAI, por meio de parceria. Atenção: os atendimentos ocorrem às quartas-feiras, no período da manhã e são realizados mediante agendamento prévio.

Grupo Veredas – Psicanálise e Imigração (IP/USP): grupo de pesquisa e extensão universitária do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP/USP), que promove atendimento psicológico especial para imigrantes.

Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE/SMDET): serviço de atendimento em prol da empregabilidade, oferecido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), da Prefeitura de São Paulo. O CATE incentiva e facilita o aperfeiçoamento de habilidades para a conquista de um emprego. Por meio de ações presenciais e periódicas no CRAI, oferece atendimento especializado ao público imigrante.

 

 

 

Conheça todos os serviços e políticas públicas da Prefeitura de São Paulo para população em situação de rua em: https://prefeitura.sp.gov.br/poprua/