ONU Brasil lança em São Paulo os padrões de conduta para empresas no enfrentamento à discriminação contra LGBTI

 

Em evento promovido pela Organização das Nações Unidas no Brasil (ONU BR), nesta terça-feira (26), foi feita a apresentação dos “Padrões de Conduta para Empresas: enfrentando a discriminação contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo”, em que empresas assumem o compromisso de incentivar no ambiente corporativo a promoção de um ambiente de maior equidade para as pessoas LGBTI.

A iniciativa integra a campanha “Livres & Iguais” do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH). Além da apresentação das empresas que apóiam a iniciativa, o evento realizado em São Paulo contou com shows e rodas de conversas sobre os temas LGBTI e o mundo corporativo e experiências corporativas.

Participaram, representando a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) no evento, Thais de Fabris Vieira e Philipe Gama, da Coordenadoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Vitória Teixeira, da Assessoria Internacional, e Ricardo Olímpio, da Coordenação de Políticas para LGBTI.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, prestigiou o evento e foi recebida pelo oficial de Direitos Humanos da ONU, Fabrice Houdart, e pela assessora de Direitos Humanos do ACNUDH, Angela Pires.

Iniciativas em São Paulo

A ideia para o desenvolvimento dos Padrões de Conduta para Empresas teve origem durante a realização em 2016 do Fórum Econômico Mundial em Davos, quando lideranças empresariais se reuniram para discutir sobre quais medidas práticas as empresas deveriam adotar para enfrentar a discriminação contra pessoas LGBTI.

Na Cidade de São Paulo, a Prefeitura Municipal lançou recentemente o Selo de Direitos Humanos e Diversidade. A iniciativa promovida pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania destaca os projetos de inclusão de diversos segmentos da sociedade, incluindo pessoas LGBTI, desenvolvidos por empresas privadas, publicas e entidade do Terceiro Setor.