Prefeitura de São Paulo é iluminada com as cores do arco-íris durante a Semana do Orgulho LGBTI

A prefeitura da cidade de São Paulo está sendo iluminada, ao longo de toda esta semana, com as cores do arco-íris – a ação é parte das atividades das comemorações do Dia Mundial do Orgulho LGBTI, comemorado nesta quinta-feira, 28 de junho.

Sobre o Dia do Orgulho LGBT

O dia 28 de junho ficou conhecido mundialmente como o “Dia do Orgulho LGBTI” – um reconhecimento à luta diária contra a LGBTIfobia/homofobia, conquistas realizadas e avanços no campo civil, social e político.

Essa data não foi escolhida por acaso: no dia 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, houve um levante contra a repressão que a polícia local realizava contra a população LGBTI, tentando calar a voz e cercear o direito das pessoas de vivenciar sua identidade de gênero e orientação sexual. Este movimento – que ficou conhecido como a Revolta de Stonewall – ganhou repercussão mundial e deu início às primeiras paradas do Orgulho LGBTI.

É importante lembrar deste marco histórico como um reconhecimento da população LGBTI e de suas lutas por uma sociedade mais justa, na qual todas as pessoas possam conviver respeitando as diferenças.