Assinatura de termo de compromisso em São Paulo abre novas perspectivas para o turismo LGBTI

 

 

Câmara de Comércio e Turismo LGBT Brasil, Ministério do Turismo e Instituto de Turismo - Embratur assinaram na segunda-feira (21), em São Paulo, um termo de cooperação técnica para promover ações conjuntas de apoio e comercialização do Brasil como destino “friendly” no mercado interno e externo e também para a sensibilização de prestadores de serviços turísticos para melhor atender ao público LGBT.

Representando o prefeito Bruno Covas, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda, participou do evento – que também marcou o lançamento oficial da 3ª Edição da Conferência Internacional da Diversidade e Turismo LGBT, a ser realizada em São Paulo entre os dias 6 e 8 de maio do próximo ano.

Assinaram o termo de compromisso, Vinicius Lummertz, ministro de Estado do Turismo, Tetê Bezerra, presidente do Instituto de Turismo – Embratur e Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT.

A secretária Eloisa Arruda, ao cumprimentar as instituições pelo termo de compromisso assinado, fez referência a dois decretos recentemente assinados pelo prefeito Bruno Covas: um deles aperfeiçoa o programa TransCidadania (da Coordenação de Políticas para LGBTI ligada à sua secretaria), com medidas que ampliam o mercado de trabalho, e outro determina que todos os órgãos públicos, empresas públicas e entidades privadas que participam da administração municipal adotem novas orientações para incluir o nome social de travestis, mulheres transexuais e homens trans nos documentos de trabalho.

Eloisa Arruda mencionou ainda importantes eventos que acontecem em São Paulo, como a Parada do Orgulho LGBT, que não apenas serve para que a comunidade possa lutar pelos seus direitos, mas também movimenta intensamente o turismo na capital paulista. “A estimativa é de que a parada movimente em São Paulo cerca de R$ 60 milhões. Portanto, se analisada apenas pelo ponto de vista econômico, é um ótimo negócio para os empresários”, afirmou.

A cerimônia contou com a participação ainda do secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Romildo Campelo (que representou o governador Márcio França), e do vice-presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, Marcelo Michieletto. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania também esteve representada pelo coordenador de Políticas para LGBTI, Ivan Santos Batista.