Integrantes do Transcidadania recebem certificado da primeira turma de formação profissional em assistente de cozinha

Após três semanas de aulas (e muito trabalho), chegou o dia: na quinta-feira (7), 23 pessoas trans receberam o certificado de formação no 1º Programa de Formação Profissional em Assistente de Cozinha. O curso, um programa piloto, ofereceu entre os dias 21 de novembro e 6 de dezembro aulas intensivas para a capacitação de transexuais e travestis. Foram nove módulos, nos quais as participantes aprenderam de funções básicas do trabalho em uma cozinha profissional ao funcionamento de um restaurante.

A iniciativa foi da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, com o apoio do Ministério Público do Trabalho em São Paulo (MPT-SP) e da empresária e chef de cozinha Paola Carosella e seu sócio, Benny Goldenberg. Todas as integrantes da primeira turma são participantes do Programa Transcidadania, da Coordenação de Políticas para LGBT da SMDHC.

Realizada no auditório do Ministério Público do Trabalho de São Paulo, a cerimônia de formatura contou com a presença do vice-procurador chefe do MPT-SP, William Bedone, da procuradora do trabalho do MPT-SP, Valdirene Silva de Assis, da representante da OIT no Brasil, Thaís Dumet Faria, da chef Paola Carosella e da secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Eloisa Arruda.

“Esta festa de formatura é resultado de uma união de esforços. Do Ministério Público do Trabalho, por se engajar na defesa das causas dos direitos humanos, da OIT, por ter abraçado esse projeto, da Paola, por ter colocado seu tempo e seu trabalho à disposição e principalmente de vocês, participantes, que se entregaram a essa missão. Essa qualificação – que, esperamos, será a primeira de muitas – significa um novo caminho para a vida, com portas abertas para o trabalho sem exploração, para a independência financeira, para outros sonhos. Vocês estão empoderadas agora: que possam seguir assim sempre”, disse a secretária.


Programa Transcidadania

O Transcidadania é um programa para pessoas trans de elevação escolar, profissionalização e preparação para o mercado de trabalho, oferecido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. Os atendimentos são realizados nos 4 Centros de Cidadania LGBT que estão localizados nas regiões Norte, Leste, Central e Sul da Cidade de São Paulo. Além da descentralização que democratizou o acesso ao programa o programa vem passando por diversas melhorias, entre elas o encaminhamento para estágios dentro da própria administração pública e para emprego formal na rede privada.

Utilizando o desenvolvimento da educação como principal ferramenta, as beneficiárias do Transcidadania recebem a oportunidade de concluir o ensino fundamental e médio, ganham qualificação profissional, autonomia financeira e desenvolvem a prática da cidadania.